Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e CBTU discutem a viabilidade da construção de nova guarita para o Campus Satuba

Em reunião realizada nesta manhã, gestores definiram etapas e os próximos encaminhamentos

publicado: 27/12/2022 17h01, última modificação: 27/12/2022 17h01

Por Camylla Klévia - Estagiária de Jornalismo* - Na manhã desta terça-feira (27/12) o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, compareceu à Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para uma reunião de alinhamento sobre a construção de uma nova guarita para o Ifal - Campus Satuba. A reunião foi conduzida pelo superintendente da CBTU, Carlos Cavalcante. Além de engenheiros da Companhia, participaram da reunião a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Ifal, Edja Laurindo, o Procurador Federal junto ao Ifal, Fábio Cavalcante, e o Diretor Geral do Campus Satuba, Valdemir Lino, acompanhado da equipe de gestão do campus.

A equipe da CBTU solicitou a reunião com representantes do Ifal devido a possíveis modificações na estrutura do campus motivada pela necessidade de alterações na estrutura férrea da região. Por estar em um ponto intermediário de todo o trajeto realizado pelos trens e VLT’s, uma das propostas da CBTU é construir um contorno ferroviário na localidade, e com isso, além da melhoria no percurso, há estimativa de um aumento no número de viagens, o que beneficiará todos os usuários, facilitando, inclusive o acesso de estudantes e servidores ao Campus Satuba.

O reitor Carlos Guedes enfatizou que a prioridade é a segurança dos servidores e estudantes do Campi. “Nossa equipe técnica irá analisar todo o projeto e a proposta de acordo de cooperação entre os dois órgãos para então concedermos a autorização, pois nossa prioridade é garantir o bem estar de todos e que nenhuma modificação na estrutura do campus acarrete em prejuízo para a comunidade”, explicou o Reitor.

A equipe da CBTU garantiu que todas as medidas de segurança serão tomadas, incluindo a instalação de sinalização visual-sonora, além da implantação de uma cancela eletrônica para facilitar o acesso à estação ferroviária. A companhia de trens comprometeu-se, ainda, em demolir a atual guarita após todo o processo de construção da nova estrutura de apoio estar completamente concluída e em funcionamento.

O reitor também aproveitou a oportunidade para tratar do interesse da Instituição em fechar convênio com o órgão para a contratação de estagiários pertencentes ao quadro de estudantes do Ifal para atuar na CBTU, o que irá facilitar a conclusão do curso e ampliará as oportunidades para os discentes do Instituto.

* Revisão Melissa Menezes