Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é aprovado para ofertar cursos do Profuncionário em Alagoas
conteúdo

Notícias

Ifal é aprovado para ofertar cursos do Profuncionário em Alagoas

Programa fortalece a formação técnica de profissionais da educação básica
por Elaine Rodrigues publicado: 02/12/2025 17h17, última modificação: 02/12/2025 17h17

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comemora a aprovação da proposta para retomar os cursos do Programa de Formação Inicial em Serviço de Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). A instituição foi habilitada para oferecer 100 vagas no programa a partir de 2026, conforme o resultado parcial da chamada pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

Para a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, a aprovação é importante porque colabora para a formação técnica dos profissionais da rede pública, em especial, os da carreira técnica. “É uma oportunidade de valorização e de formação para os técnicos administrativos em educação da rede pública. Isso também amplia as nossas possibilidades de atendimento às demandas educacionais e formativas”, destacou.

De acordo com a chamada pública, o objetivo do Profuncionário é apoiar a formação dos profissionais da educação básica, por meio da oferta de cursos técnicos de nível médio. O programa também busca promover a educação profissional técnica no contexto pedagógico da unidade escolar e fortalecer a identidade profissional dos funcionários das escolas públicas.

Pela chamada pública, o Ifal deve receber um investimento de R$ 477 mil para oferecer o programa. A pró-reitora informa que, em breve, os setores envolvidos devem começar a planejar as atividades e publicar os editais referentes ao programa.