Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é aprovado em edital externo e espera criar polo Embrapii de Tecnologias Ambientais
conteúdo

Notícias

Ifal é aprovado em edital externo e espera criar polo Embrapii de Tecnologias Ambientais

Na segunda etapa, oito, dos 16 grupos aprovados, serão escolhidos para a criação de polos Embrapii
publicado: 19/03/2025 17h49, última modificação: 20/03/2025 13h07

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comemora a aprovação na primeira etapa do edital nº 2/2025 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A chamada pública prevê a capacitação de grupos de pesquisa para a implantação de polos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A instituição espera criar o primeiro polo Embrapii do Ifal, com foco em Tecnologias Ambientais.

O grupo de pesquisa do Ifal selecionado pelo edital é o Síntese, Análises Químicas e Caracterização de Materiais (GSAQCM), formado pelos professores Johnnatan Duarte de Freitas, Sheyla Karolina Justino Marques, Alan John Duarte de Freitas e Ronny Francisco Marques de Souza. A articulação organizacional e o apoio para a submissão da proposta foram realizados pelo diretor de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eugênio Bastos da Costa. "A pesquisa desenvolvida no 'Polo Embrapii Ifal de Tecnologias Ambientais' foca no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, com grande relevância para o desenvolvimento regional e nacional. O grupo responsável pela pesquisa atua nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, com forte atuação no mestrado de Tecnologias Ambientais do Ifal. A proposta para o polo Embrapii inclui temas de pesquisa, como o tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, energias renováveis, eficiência energética, desenvolvimento de materiais compostos e a recuperação de áreas degradadas", explica Eugênio da Costa.

Eugênio ainda contou que o grupo foi fundado e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2006 e conta com a participação de seis estudantes em atividades de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras em tecnologias ambientais. Com a aprovação na primeira etapa, os pesquisadores serão capacitados com palestras, workshops, visitas técnicas e assessoria especializada. Os compromissos desta primeira fase serão iniciados no dia 24 de março e seguem até o dia 30 de abril, com o envio dos documentos necessários para a segunda fase do edital, quando oito, dos 16 grupos aprovados na primeira etapa, serão escolhidos para a criação de polos Embrapii.

"A expectativa é que, após a capacitação técnica, o grupo do Ifal se destaque e avance para a segunda etapa do processo. A abertura do 'Polo Embrapii Ifal de Tecnologias Ambientais' é estratégica para o Ifal, pois posicionará a instituição como um centro de excelência em pesquisa e inovação, com impactos significativos tanto na região quanto no cenário nacional. A estruturação do polo permitirá o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, fortalecendo a economia regional, capacitando profissionais e promovendo o uso eficiente dos recursos naturais. O polo também contribuirá para o fortalecimento da competitividade das empresas parceiras e para a geração de soluções tecnológicas para a indústria, destacando o Ifal como um agente de transformação na área ambiental", ressaltou o diretor de Pesquisa e Inovação. 

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.