Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal divulga resultado de consulta pública sobre retorno gradual e escalonado às atividades presenciais

Consulta foi disponibilizada no período de 20 a 30 de agosto deste ano

publicado: 21/09/2021 15h06, última modificação: 21/09/2021 15h06

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal divulga nesta terça-feira (21) o resultado da consulta pública sobre o Retorno Gradual e Escalonado às Atividades Presenciais da instituição durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa, realizada em agosto deste ano, foi disponibilizada por meio de questionário nos sistemas institucionais SIGAA, SIPAC e SIGRH.

A consulta pública teve como objetivo ouvir a comunidade acadêmica e avaliar as condições de cada segmento para a volta às aulas presenciais. Participaram da consulta os estudantes maiores de 18 anos, mães/pais ou responsáveis dos estudantes menores de 18 anos, técnicos administrativos e docentes do Ifal.

Do total de participações por segmento, obtivemos os seguintes resultados: 686 participações docentes e 503 respostas por parte dos técnicos administrativos. Os pais e/ou responsáveis de estudantes menores de 18 anos contabilizaram 3.748 respostas e os estudantes maiores de 18 anos somaram 4.324 participações.

A partir da análise desses resultados, destaca-se que 52% do segmento de estudantes maiores de 18 anos entendem que é possível o retorno gradual e escalonado às atividades presenciais após a vacinação de servidores e estudantes. No segmento de pais e/ou responsáveis de estudantes menores de 18 anos, cumpre ressaltar que 86% responderam que autorizam o retorno presencial desses estudantes, no caso do Ifal retomar as aulas presenciais. Nos segmentos de docentes e técnicos administrativos houve um empate coincidente: 75% dos participantes em ambas as categorias entendem que é possível o retorno gradual e escalonado às atividades presenciais após a vacinação de servidores e estudantes.

“A gestão do Ifal agradece aos quase 10 mil participantes que atenderam ao chamado do nosso instituto. Desde a suspensão das atividades presenciais em março de 2020 que estamos trabalhando com seriedade e compromisso mas, sobretudo, com transparência de nossas ações. Essa consulta possibilitou um canal de escuta entre o Ifal e a comunidade, para que possamos chegar a uma tomada de decisão coletiva e acertada sobre a retomada das atividades presenciais da instituição”, afirmou Carlos Guedes, reitor do Ifal.

Acesse o relatório final da consulta na íntegra, e em formato de apresentação, clicando aqui.