Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal divulga edital do Programa Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 01/06/2023 09h05, última modificação: 01/06/2023 09h05

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE), divulgou, nesta quarta-feira (31/05), o edital do Programa Bolsa Permanência (PBP), destinado à oferta de novas bolsas para estudantes de graduação presencial que sejam quilombolas ou indígenas. Os estudantes interessados devem realizar o cadastro no Sistema de Gerenciamento de Bolsas no período de 3 a 30 de junho, por meio do site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

O valor da bolsa permanência a ser paga aos/às estudantes indígenas e quilombolas com inscrições deferidas e homologadas será de R $1.400,00, valor a ser pago diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência tem os seguintes objetivos: 1) viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, indígenas e quilombolas; 2) reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; 3) promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

De acordo com o edital, poderá receber a Bolsa Permanência o/a estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições: ser estudante regularmente matriculado/a e frequente em curso de nível superior ofertado pelo Ifal, independentemente da carga horária do curso, e se declarar indígena ou quilombola; não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado/a para se diplomar; ter assinado o Termo de Compromisso; ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pelo Ifal, no âmbito do sistema de informação do programa. Mais informações poderão ser obtidas por meio do site http://sisbp.mec.gov.br.

Clique no link abaixo e confira o edital na íntegra.

EDITAL Nº 008/2023/IFAL/PROEN - PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA – PBP