Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal divulga seleção complementar do Pibid e Residência Pedagógica

Ifal divulga seleção complementar do Pibid e Residência Pedagógica

publicado: 24/10/2022 16h34, última modificação: 24/10/2022 16h35

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio da Diretoria de Articulação de Ensino (DSI), divulgou, nesta segunda-feira (24/10), os editais de seleção complementar dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) 2022. Podem participar alunos do Ifal que estejam matriculados em cursos superiores de licenciatura.

Em ambos os programas, as inscrições devem ser realizadas até as 18h do dia 27 de outubro, através dos links abaixo:

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/IFAL/2022

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP/IFAL/2022

Há vagas para bolsistas e voluntários nas seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática e Química.

Ao todo serão ofertadas 450 vagas entre bolsistas e voluntários, sendo 168 bolsistas e 42 voluntários para o Pibid e 225 bolsistas e 15 voluntários para o PRP.

Para participar da seleção para o Pibid, os licenciandos deverão ter cursado menos de 60% da carga horária total do curso e declarar dedicar 30 horas mensais, para o desenvolvimento das atividades do Pibid. Já para as vagas à PRP, os discentes têm que estar pelo menos no 5º período ou ter cursado no mínimo 50% da carga horária total de sua graduação, além de declarar ter condições de dedicar, pelo menos, 24 horas mensais para o desenvolvimento das atividades.

O processo de seleção está dividido em três fases: entrevista, produção de texto dissertativo-argumentativo e análise da documentação enviada. As entrevistas serão realizadas nos dias 31/10 e 01/11, por meio da plataforma Google Meet. Os links para entrevista serão enviados para o e-mail dos candidatos no dia 27/10.

Tanto o Pibid quanto o PRP contemplarão os licenciandos com uma bolsa auxílio no valor de R$400. A vigência da bolsa será de 18 meses, sem a possibilidade de renovação.

O resultado preliminar será divulgado até as 18h de 03/11, após período de recurso. Para quem desejar ingressar com recurso, poderá realizá-lo até as 18h de 04/11, através do e-mail pibid@ifal.edu.br para a bolsa de iniciação à docência e, prp@ifal.edu.br para a bolsa de residência pedagógica.

A classificação para bolsistas se dará aos primeiros colocados de cada curso – campus/polo, e os subsequentes serão cadastrados como voluntários.

O resultado final será divulgado em 07 de novembro e as atividades terão início no dia 10 do mesmo mês.

Confira mais detalhes e toda a documentação necessária nos editais:

EDITAL Nº 719/2022 - REIT - PROEN - seleção complementar para o Programa de Residência Pedagógica - PRP

EDITAL Nº 717/2022 - REIT - PROEN - seleção complementar para o Programa de Iniciação à Docência - Pibid

* Sob a supervisão de Bruno Andrade