Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal discute ações em parceria com foco na inovação

Ifal discute ações em parceria com foco na inovação

Inovação e empreendedorismo são tema de reunião entre Ifal, Sebrae e Prefeitura de Palmeira dos Índios

publicado: 16/04/2021 18h07, última modificação: 16/04/2021 18h07

Ações em parcerias com foco na inovação e o empreendedorismo para a região do Agreste, em particular para o município de Palmeira dos Índios. Essa foi a pauta da reunião on-line desta sexta-feira, 16, a convite da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Palmeira dos Índios, na qual estiveram presentes o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, e a equipe o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e do diretor geral do Campus Palmeira, Roberto Fernandes, e do professor do campus, Gregory Almeida, junto aos consultores do Sebrae Maria Aparecida Silva Santos e João Geraldo de Oliveira Lima, e representantes da Prefeitura Municipal de Palmeira, Cléa Carvalho, da Universidade Federal de Alagoas, professor Parmênides Pereira, e Jorge Regis, representante do empresariado local do município.

Na ocasião, o consultor do Sebrae apresentou as ações desenvolvidas pelo Ecossistema de Inovação do Agreste, composto pelos municípios de Arapiraca, Batalha e Palmeira dos Índios.  A partir desse primeiro contato entre as instituições, será formalizado um comitê de inovação do município de Palmeira, cuja propósito será o de alavancar ações de inovação e o empreendedorismo para a região.

Para Carlos Guedes, a inovação e o empreendedorismo são temas caros para o Instituto Federal. “Nossa atuação tem sido sempre com vistas à promoção de uma educação de qualidade social, pública e gratuita, articulada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Ifal estará sempre pronto para atender ao chamado de parceiros que visam, assim como nós, o fomento de ambientes promotores de inovação e empreendedorismo para a nossa sociedade”, afirmou o reitor.

Ecossistema de Inovação.jpgEcossistema de inovação – Representa um conjunto de indivíduos, comunidades, organizações, recursos materiais, normas e políticas por meio de universidades, governo, institutos de pesquisa, laboratórios, pequenas e grandes empresas e o mercado financeiro numa determinada região. Estes atores atuam de forma coletiva a fim de permitir os fluxos de conhecimento, amparando o desenvolvimento tecnológico e gerando inovação para o mercado. O Ecossistema de Inovação do Agreste integra um projeto ainda maior, que compreende também a capital Maceió e os municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas.