Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal define planejamento para 2020 e encerra evento com palestra sobre liderança
conteúdo

Notícias

Ifal define planejamento para 2020 e encerra evento com palestra sobre liderança

Atividades do planejamento continuam com o trabalho a ser desenvolvido nos campi da instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 13/11/2019 09h14, última modificação: 14/11/2019 10h00
Exibir carrossel de imagens Assessoria Julio Pascoal Palestrante Julio Pascoal encerrou as atividades do Planejamento 2020

Palestrante Julio Pascoal encerrou as atividades do Planejamento 2020

Cerca de 200 servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram do Planejamento 2020, um encontro promovido com a finalidade de pactuar ações estratégicas entre a Reitoria e os 16 campi da instituição para o próximo ano. Foram dois dias de muitas atividades no Campus Maceió e o evento foi encerrado na tarde desta terça-feira, 12, com o palestrante Julio Pascoal, que falou sobre o Líder do Futuro: Gestão das Competências Emocionais.

Equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional A reunião foi proposta pela Diretoria de Planejamento Institucional, ligada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. O documento que fundamenta a atividade é o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, onde constam missão, visão, valores e os 13 objetivos estratégicos da instituição. Todo o conteúdo foi construído de forma participativa, pela comunidade acadêmica do Ifal.

Reitor Carlos Guedes durante abertura do Planejamento 2020“Trabalhamos conceitos que são importantes para a nossa instituição. As iniciativas, os indicadores, para que a gente pudesse discutir a estrutura de Governança, as metas que precisamos alcançar, baseadas nos direcionadores estratégicos da nossa instituição. Para que a gente possa seguir o planejamento no próximo ano para dar um salto de qualidade. E esse salto de qualidade necessariamente passa pelas pessoas, pelos servidores da nossa instituição”, afirmou o reitor, Carlos Guedes.

Auditora Interna, Marília Matsumoto A programação do evento foi iniciada com a auditora interna Marília Matsumoto, que falou sobre ‘Os Desafios da Governança na Gestão Pública’. Seguida pelo diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco, que explicou a metodologia a ser utilizada no evento. Na tarde do primeiro dia e na manha do segundo dia de planejamento, o grupo foi dividido por áreas, que pactuaram iniciativas e metas a serem seguidas pelo Ifal.

As atividades referentes ao planejamento seguem com os campi, que terão do dia 13 ao dia 30 de novembro para preencherem um formulário com iniciativas e metas propostas. Do dia 2 ao dia 13 de dezembro, as áreas sistêmicas vão avaliar as propostas dos campi e colocar iniciativas e metas na ferramenta de gestão do planejamento, o Geplanes. Posteriormente, os campi vão ter um prazo para alinhar as iniciativas e metas conforme as orientações das áreas sistêmicas para que, em janeiro de 2020, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional possa produzir o Plano Anual de Atividades 2020 do Ifal, um documento de fácil acesso para que a comunidade possa acompanhar as ações previstas pela instituição no decorrer do ano.

Líder do Futuro

Julio Pascoal durante palestra de encerramento do eventoAs atividades do Planejamento 2020 foram encerradas com a participação do especialista em comunicação emocional para desenvolvimento de liderança, Julio Pascoal. Ele que tem formação em dança de salão, utilizou a dança e outros elementos para motivar os servidores e sensibilizá-los em relação à importância de gerenciar as emoções para uma vida com mais qualidade.

Empatia, bom humor, entre outros aspectos, também foram detalhados com abordagem da neurociência para ajudar os servidores no desenvolvimento de atitudes que promovam bons resultados.

“O líder do futuro é aquele que tem habilidades socioemocionais, ele consegue se conectar com pessoas pelas emoções – ele entende, escuta, é um líder empático, se preocupa em entender de gente. É a pessoa que sabe que tem vários recursos na instituição, como tecnológicos e financeiros, mas que o recurso ‘pessoa’ é o mais importante de toda a atividade. Ele deve lidar com pessoas de uma maneira emocional. As pessoas têm emoções e sentimentos então, vou me conectar com elas a partir de emoções e sentimentos”, resume Julio Pascoal.

Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

Plano Anual de Atividades 2019

Listas de presença do evento

11/11 Manhã

11/11 Tarde

12/11 Manhã

12/11 Tarde

Campus Arapiraca

Assistência Estudantil – Lista 1; lista 2

Assistência Estudantil – Lista 1; lista 2

Campus Arapiraca

Campus Batalha

Comunicação – Lista 1; lista 2

Comunicação – Lista 1; lista 2

Campus Batalha

Campus Benedito Bentes

Diretores e Administração – Lista 1; lista 2; lista 3; lista 4; lista 5

Diretores e Administração – Lista 1; lista 2; lista 3; lista 4; lista 5

Campus Benedito Bentes

Campus Coruripe

Ensino – Lista 1; lista 2; lista 3

Ensino – Lista 1; lista 2; lista 3

Campus Coruripe

Campus Maceió - Lista 1; lista 2

Extensão – Lista 1; lista 2

Extensão – Lista 1; lista 2

Campus Maceió

Campus Maragogi

Gestão de Pessoas – Lista 1; lista 2

Gestão de Pessoas – Lista 1; lista 2

Campus Maragogi

Campus Marechal Deodoro

Pesquisa – Lista 1; lista 2

Pesquisa – Lista 1; lista 2

Campus Marechal Deodoro

Campus Murici

Sustentabilidade – Lista 1; lista 2

 

Campus Murici

Campus Palmeira dos Índios - lista 1; lista 2

 

 

Campus Palmeira dos Índios

Campus Penedo

 

 

Campus Penedo

Campus Piranhas

 

 

Campus Piranhas

Campus Rio Largo - Lista 1lista 2

 

 

Campus Rio Largo

Campus Santana do Ipanema

 

 

Campus Santana do Ipanema

Campus São Miguel dos Campos

 

 

Campus São Miguel dos Campos

Campus Satuba

 

 

Campus Satuba

Campus Viçosa

 

 

Campus Viçosa

Reitoria – Lista 1; lista 2; lista 3; lista 4; lista 5.

 

 

Reitoria – Lista 1; lista 2; lista 3.

registrado em: ,