Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal dá posse a novos servidores dos campi Maragogi, Piranhas, Santana do Ipanema e da Reitoria

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 29/06/2023 15h21, última modificação: 29/06/2023 15h26

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deu posse a cinco novos servidores técnico-administrativos, durante solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (28/06), na sala de reuniões da Reitoria, em Maceió. Durante a cerimônia, os novos servidores do Ifal foram recepcionados por gestores do Instituto e puderam conhecer melhor os desafios que os aguardam nessa nova etapa de suas vidas profissionais.

Tomaram posse os seguintes servidores: Joez Rodrigues, técnico em agropecuária (Campus Maragogi); Rafael Santana, engenheiro civil (Reitoria); Raul da Silva Júnior (Reitoria); Saniel Santos, técnico em agropecuária (Campus Piranhas); e Suely dos Santos, contadora (Campus Santana do Ipanema).

Novos servidores tomam posse no IfalAo longo da cerimônia, os servidores puderam conhecer diversos aspectos relacionados ao Ifal, sua presença geográfica em Alagoas, ações e projetos desenvolvidos, impacto social e missão institucional. O reitor, professor Carlos Guedes, aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos novos servidores e para motivá-los a darem seu melhor na realização de suas atividades profissionais no Ifal.

"Cumprimos uma missão muito importante num país tão desigual e num estado tão pobre como Alagoas. Peço a vocês que façam sempre  melhor que puderem no desempenho de suas funções. A Educação transforma vidas e vocês vão sentir isso acontecendo na prática aqui dentro do nosso Instituto", destacou o professor Carlos Guedes.

O técnico em agropecuária Joez Rodrigues é engenheiro agrícola por formação e atualmente está finalizando doutorado na área. Natural de Jacuípe, interior de Alagoas, passou parte de sua vida pessoal e acadêmica no estado de Pernambuco. O servidor destaca que a aprovação no concurso público no Ifal é o resultado de um esforço implementado ao longo de anos.

Novos servidores tomam posse no Ifal"Quando a gente olha pra traz e vê o caminho que trilhou até essa aprovação, é realmente uma alegria muito grande ver que todo o esforço valeu a pena", disse.

Rafael Santana, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, é natural do município de Euclides da Cunha, e mora desde 2020 em Arapiraca. O servidor chega ao Ifal com experiências profissionais diversas, especialmente no setor privado, e está animado em contribuir com a estruturação e expansão do Ifal em todo o estado de Alagoas. "Estar aqui hoje é como um sonho, pois a gente luta muito, batalha bastante para conseguir alcançar nossos objetivos", comentou o engenheiro.

Raul da Silva Júnior, engenheiro eletricista, é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e diz que a chegada ao Ifal é o resultado de uma caminhada traçada há alguns anos, voltada ao ingresso no serviço público numa instituição de referência como o Ifal. "Desde 2019 eu vinha me preparando para prestar concursos públicos. Tive algumas experiências no setor privado, mas sempre quis ingressar no público. É uma conquista muito importante para mim ingressar no Ifal", comentou.

Já a contadora Suely Santos é natural de Anadia, interior de Alagoas, mas desde sua infância reside em Maceió. A profissional teve diversas experiências em empresas privadas, como usinas do setor sucroalcooleiro, e recentemente atuava como contadora na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Ela ressaltou o bom acolhimento que teve ao longo das etapas da seleção, especialmente após a confirmação de sua aprovação no concurso. "Fui muito bem recebida por todos aqui no Ifal, a acolhida foi realmente maravilhosa", disse a nova servidora do Campus Santana do Ipanema. "Estou muito ansiosa para iniciar aqui no Ifal. Por mim, já começava a trabalhar de imediato", pontuou.

Novos servidores tomam posse no Ifal

Saniel dos Santos é egresso do Ifal, onde cursou o curso técnico em agropecuária no Campus Satuba. Atualmente, o novo servidor do Campus Piranhas está em fase final de seu doutorado e espera dar a sua contribuição à instituição que marcou o início de sua vida acadêmica e profissional. "Fico bastante feliz por estar voltando para casa e poder contribuir com o Ifal. É uma alegria muito grande poder retribuir com uma instituição que foi tão importante em minha vida", disse.

Além dos familiares dos novos servidores, participaram do evento pró-reitores do Ifal, diretores-gerais de campus, diretores da gestão estratégica e sistêmica Ifal, entre outros servidores do Instituto.

Novos servidores tomam posse no Ifal