Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal dá início a Programa de Formação de Gestores

Ifal dá início a Programa de Formação de Gestores

Ações têm o objetivo de implantar a cultura de gestão estratégica e promover o desenvolvimento de lideranças

por Elaine Rodrigues publicado: 09/03/2020 08h50, última modificação: 10/03/2020 18h43
Exibir carrossel de imagens Mais de cem servidores do Ifal se reuniram para o lançamento do programa

Mais de cem servidores do Ifal se reuniram para o lançamento do programa

Inovação, planejamento, análise de resultados. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vai reforçar as ações do Planejamento Estratégico com a ajuda de um programa de capacitação que vai envolver servidores da Reitoria e de todos os campi da instituição.

Auditório do Campus Arapiraca recebeu a primeira atividade do programaO lançamento do programa e a primeira atividade foi realizada no auditório do Campus Arapiraca nessa quinta-feira, 5, com o reitor Carlos Guedes, os pró-reitores, diretores-gerais e demais gestores do Ifal. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional, a missão, a visão, os valores da instituição e as ações relacionadas ao planejamento já desenvolvidas e que estão em desenvolvimento pelos servidores do Ifal.

Depois, mais de cem gestores do Instituto Federal receberam o diretor executivo da Steinbeis – Sibe do Brasil, Peter Dostler. Ele tem mais de 20 anos de experiência como coordenador e consultor internacional, formação e especialização em Administração e Gestão de Negócios e é professor convidado de programas de Pós-MBA da Fundação Getúlio Vargas.

Auditório do Campus Arapiraca recebeu a primeira atividade do programaO palestrante veio desenvolver um projeto com foco na definição de uma agenda estratégica para o Ifal, com o objetivo de promover projetos inovadores. E também aplicar um programa de desenvolvimento de lideranças.

“Fortalecemos o trabalho que a Diretoria de Planejamento vem desempenhando com sua equipe e a gente espera otimizar as ações do instituto para uma atuação mais efetiva”, afirma o reitor.

Os trabalhos tiveram continuidade nesta sexta-feira, em reuniões com a equipe de gestão na Reitoria. A partir desta etapa, outros encontros devem ser realizados nos próximos meses. “Muito se fala em inovação e muitos dizem que inovam. Porém, inovação só é inovação mesmo quando uma ideia é transformada em estratégia, a estratégia é transformada em ação e a ação em resultados. Resultados estes mensuráveis”, explica Peter.

Auditório do Campus Arapiraca recebeu a primeira atividade do programa“A partir desta formação, a gente espera conseguir usar essas ferramentas, estar mais instrumentalizados, para fazer com que o planejamento que está posto lá no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], que a gente se comprometeu institucionalmente, realmente possa se reverter em resultados efetivos”, ressalta Adriana Nogueira, diretora de Gestão de Pessoas.

registrado em: ,