Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal dá início a pleito de escolha de representantes para o Conselho Superior
conteúdo

Notícias

Ifal dá início a pleito de escolha de representantes para o Conselho Superior

Período de inscrições de candidaturas acontece entre 22 e 30 de outubro
por Jhonathan Pino publicado: 22/10/2024 10h26, última modificação: 22/10/2024 10h26

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou nesta terça-feira (22) o processo eleitoral dos representantes docentes, técnico-administrativos, discentes e egressos para o Conselho Superior, para o Biênio 2024/2026, com a publicação do Regulamento Eleitoral. O pleito irá indicar os 17 novos membros do colegiado, além de seus suplentes. Veja como participar!

As inscrições acontecem até o dia 30 de outubro, por meio de requerimento próprio (Anexo II), assinada e enviada para o e-mail: eleicoes.consup@ifal.edu.br. Os candidatos deverão se candidatar individualmente, obedecendo à categoria a qual pertence.

Podem concorrer como representantes de suas categorias, os docentes ativos do quadro pessoal permanente; técnicos administrativos ativos do quadro pessoal permanente; discentes regularmente matriculados em curso regular, maiores de 18 anos, além de discentes egressos, de qualquer uma das 16 unidades da instituição. Servidores em período de licença ou à disposição de outros órgãos não são elegíveis.

A votação e a apuração dos votos serão realizadas no dia 19 de novembro, de forma on-line. Poderão votar os servidores da instituição, os discentes e os egressos. Confira o edital!

Sobre o Consup

 O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do Ifal. Instituído pela Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008, ele ocupa-se de matéria de ensino, de pesquisa e de extensão, além de questões administrativas, econômicas, orçamentárias e financeiras e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, em conformidade com a programação anual de trabalho e com as diretrizes orçamentárias do Ifal, tendo como finalidade colaborar com o aperfeiçoamento do processo educativo, proporcionando a criação de espaços democráticos que possibilitem o zelo, a lisura e a transparência nas ações que levem a uma correta execução da política institucional do Instituto Federal de Alagoas. 

O Conselho tem a seguinte composição: reitor (presidente), diretores-gerais, docentes, técnicos administrativos, discentes, discentes egressos, representantes da sociedade civil e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), de acordo com o artigo 8º, do Estatuto do Ifal.