Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal cumpre agendas com foco em Educação em Brasília
conteúdo

Notícias

Ifal cumpre agendas com foco em Educação em Brasília

Semana Nacional de Educação Profissional e Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado compuseram a agenda
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 09/10/2025 14h01, última modificação: 09/10/2025 14h01

A equipe de gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está em Brasília acompanhando a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) e aproveitou os dias na capital Federal para participar de outras agendas institucionais cuja Educação era pauta.

O reitor Carlos Guedes se fez presente na agenda de reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e na oportunidade discutiu sobre a expansão da Rede Federal, reposicionamento da carreira docente, eleição da nova presidência do Coníf e a renovação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). 

Na última terça-feira (07), a comitiva liderada pelo reitor e a equipe de pró-reitoras/es, participou da abertura da Semana EPT, considerado o grande evento da Rede por contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país. Após a abertura solene, o estande do Ifal foi visitado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. A semana EPT segue até esta quinta-feira (09).

Na última quarta-feira (08), a gestão do Ifal participou do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, momento de discutir, defender e aperfeiçoar o debate e o entendimento acerca desta modalidade de ensino. O seminário também abordará questões relacionadas à EJA articulada à EPT e à formação de professores para essas modalidades e também segue até esta quinta-feira (09).

A presença do Ifal foi registrada no Tribunal de Contas da União (TCU), para prestigiar o evento da apresentação do Relatório de Gestão 2025, documento elaborado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para demonstrar os resultados alcançados em relação aos objetivos e metas estabelecidos para o exercício. Uma forma de prestação de contas para a sociedade e para os órgãos de controle, como o próprio TCU.