Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal cumpre agenda intensa em Brasília
conteúdo

Notícias

Ifal cumpre agenda intensa em Brasília

Reitor Carlos Guedes participa de Semana de Ciência e Tecnologia, reuniões do Conif, Fórum de Educação, entre outras atividades
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 08/11/2024 13h48, última modificação: 08/11/2024 13h48
Exibir carrossel de imagens CONIF Reitor Carlos Guedes participa de Semana de Ciência e Tecnologia, reuniões do Conif, Fórum de Educação, entre outras atividades

Reitor Carlos Guedes participa de Semana de Ciência e Tecnologia, reuniões do Conif, Fórum de Educação, entre outras atividades

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, esteve na última semana em Brasília cumprindo uma agenda de atividades institucionais. O gestor do Ifal iniciou a programação participando da Semana Nacional de Ciência, que ocorreu no Museu Nacional da República, com as presenças do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e da Ministra da Ciência,  Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

Os compromissos oficiais assumidos incluíram ainda a participação na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), onde o reitor do Ifal moderou dois  painéis. O primeiro tratou da definição da cidade onde ocorrerá a Reunião dos Dirigentes da Rede Federal (Reditec). Foi definido que a Redetec 2025 acontecerá na cidade de Bonito (MS) e será organizado pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). Já o segundo painel, foi uma apresentação institucional da GEAP, sendo uma pauta que possibilita o acesso das/os servidoras/es de toda a Rede Federal a planos de saúde mais acessíveis e considerando o perfil de cada um.

Ainda por ocasião da agenda no Conif, o reitor Carlos Guedes e o Pleno do Conif, receberam a visita do diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  Ricardo Cardozo. O diretor do Inep foi pedir apoio à Rede Nacional de Certificadores para atuação no Enem. O Ifal, por meio dos Diretores Gerais, já enviou os nomes das/os servidoras/es que participarão dessa ação nacional.

Ainda pelo Conif, o reitor do Ifal debateu junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Mec), a participação da Rede Federal na estruturação de novos Polos de Inovação, programa que acontecerá em duas fases.

Na última quinta-feira (08), o reitor Carlos Guedes, ao lado da chefe do Departamento de Extensão e Egresso, Diliani Barros, e do Prof. Flávio Medeiros, apresentaram a Setec/Mec o Observatório Nacional da Empregabilidade na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, produto educacional pensado para o acompanhamento de estágio e Jovem Aprendiz. O sistema foi desenvolvido e será aperfeiçoado pelo Ifal visando ser implantado e utilizado por toda a Rede Federal.  

“Muito orgulho desse trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e o quanto essa ação tem impactado na vida dos nossos estudantes. Foram quase 3.000 estágios ofertados só no ano de 2023 e mais de 200 empresas que firmaram  convênios. Um caminho que fortalece a permanência e êxito dos nossos estudantes”, destacou Guedes.

Ainda na quinta-feira, o gestor do Ifal participou do Fórum de Educação da Huawei, que discutiu o acesso à conectividade como indutor da inclusão social e digital e Política de Colaboração Educacional Huawei no Brasil.

A última agenda oficial em Brasília foi um encontro com uma representação das/os servidoras/es da Rede sobre o reenquadramento do cargo de Assistente de Aluno, o qual atualmente se exige formação no Ensino Médio para ingresso, porém enquadrado no Nível C (predominantemente composto por cargos de Ensino Fundamental). “O Conif se comprometeu em  apoiar essa legítima reivindicação e luta para o reenquadramento para a classe D”, comentou Carlos Guedes como encaminhamento ao final da agenda.