Notícias
Ifal convoca candidatos aprovados que se declaram negros para procedimento de heteroidentificação
*Texto de Isabelle Guedes, estagiária
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), através da Copeve e Fundepes, publicou o edital de convocação para procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos que se declaram pretos ou pardos. O pleito é válido para os candidatos aprovados nos campi Coruripe, Maceió, Santana do Ipanema e Satuba, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O envio da documentação deve ser realizado entre os dias 15 e 21 de fevereiro, através do site da Copeve.
Ficam convocados para o Procedimento de Heteroidentificação os candidatos que tenham se inscrito nas demandas L2 - Pretos, Pardos ou Indígenas (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L6 – Pretos, Pardos ou Indígenas (independente de renda) e L14 – Pessoa com Deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente de renda).
O processo de validação é constituído por duas etapas: o envio de arquivos digitais (fotos e vídeos) e a validação fenotípica da autodeclaração étnico-racial dos candidatos pela banca específica. Caso seja necessário, por decisão da Banca Examinadora, os candidatos também poderão passar por entrevista telepresencial/videoconferência ou até mesmo presencial.
O procedimento para produção dos arquivos que constituem o material que será avaliado, além das etapas seguintes, quando necessárias, consta no item 2 do edital completo.
Confira passo a passo resumido no vídeo DISPONÍVEL AQUI.
O envio da documentação deve ser realizado entre os dias 15 e 21 de fevereiro, através do site da Copeve. O resultado preliminar do procedimento deverá ser divulgado no dia 1º de março, com interposição de recurso entre os dias 2 e 4 de março. O resultado final tem previsão para divulgação no dia 11 de março.