Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal convida comunidade para propor programação durante 10ª Bienal do Livro de Alagoas

BIENAL DO LIVRO

Servidores e alunos podem fazer propostas para a programação
publicado: 27/07/2023 11h54, última modificação: 27/07/2023 12h24

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

A Comissão Organizadora da Participação Institucional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, informa que já estão disponíveis as orientações para agendamento e uso do estande institucional do instituto durante o evento. Os interessados em compor a programação devem cadastrar sua proposta na agenda pública do estande institucional, no Portal Integra do Ifal, através deste link [https://abre.ai/estandebienal].

O cadastro deve ser realizado com 48h de antecedência do evento proposto, mediante consulta prévia da disponibilidade do estande institucional na agenda pública cadastrada no Portal Integra.

Os candidatos devem apresentar a proposta a ser cadastrada no Portal Integra contendo os seguintes itens:

1. Nome;
  2. Email;
  3. CPF;
  4. Data de Início do Uso;
  5. Data de Término do Uso;
  6. Informar se a atividade é individual ou em grupo (sugere-se sempre marcar em grupo devido a natureza do estande que é de atendimento coletivo/grupo);
  7. Número de pessoas beneficiadas pelo uso;
  8. Finalidade (Obrigatório descrever informando Nome (Dados) da atividade (categoria/título) /
  9. Descrição das atividades realizadas (Obrigatório descrever com um Resumo da atividade; Objetivos; Metodologia/ execução; Tempo de realização; Público-alvo (a quem se destina a atividade/faixa etária/classificação indicativa); Facilitadoras/es, e outras informações relevantes).

São sugeridas propostas de atividades e difusão com fins acadêmicos e culturais, tais como bate-papo; contação de história; oficina; palestra; mesa de debates e outros. As atividades serão realizadas no estande do Ifal, sendo a capacidade de atendimento de até 20 pessoas por vez.

As sessões terão duração de 1h30 e os pedidos de horário serão às 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. A organização fará um intervalo de 30 minutos entre uma sessão e outra para reorganização do estande.

De acordo com a comissão organizadora, serão priorizadas as atividades que sejam compatíveis com a infraestrutura do estande institucional, que possui uma (01) mesa, (01) projetor, (01) sistema de som de baixa complexidade, vinte (20) cadeiras plásticas.

Presidente da Comissão Institucional da participação do Ifal na Bienal, Adriana Thiara lembra que o uso do Portal Integra para suporte de participação institucional em eventos é uma ação pioneira.

"Por meio da plataforma é possível a visualização da agenda do uso do espaço, ela também permite a solicitação para a realização de atividades nos horários disponíveis e apresenta o regulamento de boas práticas de uso. A mesma técnica de agendamento será utilizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Ufal [Universidade Federal de Alagoas], que acontecerá em outubro.

Em caso de dúvidas, os interessados devem contatar a comissão organizadora pelo email apoio.pesquisa@ifal.edu.br.

Bienal Internacional do Livro

A Bienal do Livro é um evento literário com acesso gratuito e sem fins lucrativos, constituída de atrações voltadas para os mais diversos públicos, a promover o acesso à leitura e à cultura em suas mais variadas possibilidades. Sua estrutura é composta de feira de livros, lançamentos de novos títulos, oficinas, palestras, rodas de conversa, espetáculos de música, dança, teatro e outras expressões artísticas, contação de histórias, bate-papos com autores convidados, espaços de convivência e alimentação. Acontece entre 11 a 20 de agosto de 2023, no Centro de Convenções de Maceió, no bairro do Jaraguá.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.