Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal conta com nove trabalhos no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

Evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro no Cefet-RJ
por Jhonathan Pino publicado: 21/09/2023 09h26, última modificação: 21/09/2023 09h26

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) contou com nove trabalhos apresentados no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023), realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ),  no município do Rio de Janeiro. Entre os participantes estavam docentes e discentes dos cursos de Engenharia Civil do campus Maceió e de Engenharia Elétrica e Civil do campus Palmeira dos Índios.

O Ifal ainda foi representado pelo coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus Maceió, Esdras Costa, que atuou como mediador de uma das sessões técnicas e apresentou o trabalho intitulado "Aplicação da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Tecnologia da Construção civil III"

A outra participação do Campus Maceió foi de Eduardo Henrique de Sousa, com a apresentação de "Utilização de QrCode em Laboratório para aplicação didática".

Do campus Palmeira dos Índios, foram apresentados os seguintes trabalhos:

• "Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para análise dos sistemas de amortização: SAC, SAA, PRICE E SAM" de autoria dos/a estudante(s) William Vitor Pinheiro dos Santos Melo, Luís Eduardo Cavalcante Torres, Diêgo Pereira Lima, Sara dos Santos Bezerra e da professora. Thamyrys de Almeida;
  • "Aprendizagem baseada em problema na engenharia civil: Proposta de atividade aplicada na disciplina de teoria das estruturas" de autoria dos/a estudante(s) José Mauricelio Santana Da Silva, Brennda Tenório de Holanda Santos, Brenno Ferreira Cavalcante, Juliana Lira Brito, e do professor Eliedson de Carvalho.
  • "Atividade baseada em problema: Análise de módulo de elasticidade e dimensionamento de viga" de autoria do estudante Ives Quandt Luz Costa Silva e da estudante Maria Antonia Gomes de Vasconcelos.
  • "Aplicabilidade do Limite Exponencial Fundamental utilizando simetrias com ênfase em Engenharia" de autoria das estudantes Jozelita Maria dos Santos Neta, Camila Ferro de Oliveira Farias, Mariana Farias Vital dos Santos, Vitória Beatriz Silva Souza e do professor Alberto Heleno da Silva.
  • "Construção de uma Calculadora de Estado Plano de Tensões no Excel: Uma Abordagem Prática" de autoria dos estudantes Mateus Barbosa Santos e Gabriel Silva de Aquino, e da professora Thamyrys de Almeida.
  • "Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para cálculo de juros simples e compostos" de autoria do/a estudante Filipe Augusto Bastos Silva e Ludmila Lorrany Souza Santos, e da professora. Thamyrys de Almeida
  • "Emprego de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP) no ensino da Engenharia Civil - Geotécnica: Desafio de Taludes" de autoria das(os) estudantes Paulo Evson Soares da Silva, Mateus Barbosa Santos, Suelen Vieira da Silva, Iara Vitória Ferreira de Lima, Deyvis Alcydes Lola Soares e da professora Danúbia Silva.

Apoio do Ifal no Cobenge 2023

A chefe do Departamento de Graduação do Ifal, Talita Gonçalves, lembra que o Cobenge é um evento anual, de grande repercussão nacional e organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), por isso, nesta edição, os estudantes do Ifal receberam apoio institucional da reitoria e de suas respectivas unidades para a sua participação. “Todos os trabalhos apresentados tiveram seus artigos publicados nos anais do evento”, reforça.

Talita aproveitou a oportunidade para acompanhar as plenárias sobre avaliação e regulação de cursos de engenharia, Diretrizes Curriculares Nacionais, curricularização da extensão, mulheres na engenharia e sessões temáticas sobre apoio a estudantes e educação inclusiva nos cursos de engenharia.