Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal conquista medalhas de ouro na etapa nacional dos JIFs 2022
conteúdo

Notícias

Ifal conquista medalhas de ouro na etapa nacional dos JIFs 2022

Xadrez e Futebol de Campo trouxeram medalhas para Alagoas

publicado: 06/12/2022 08h20, última modificação: 06/12/2022 12h21

Por Mírian Félix - Estagiária de Jornalismo* - O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) subiu ao pódio na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) de 2022, realizada de 28 de novembro a 02 de dezembro, alcançando a marca de cinco medalhas de ouro, além de um quarto lugar. A delegação alagoana contou com 71 atletas, sendo formada por estudantes dos campi de Coruripe, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Piranhas e Satuba. A equipe participou de nove das onze modalidades disputadas na competição.

 

Enxadrista campeã.jpegO xadrez foi destaque tanto no feminino quanto no masculino. O Ifal conseguiu primeiro lugar no feminino por equipe e individual, com a enxadrista Luyse Acioli, aluna do curso técnico integrado em Edificações do Campus Maceió, que terminou a competição invicta. E no xadrez masculino, o Instituto também conquistou o ouro por equipe, mesmo com um jogador a menos; além do primeiro lugar individual com o enxadrista Rikelme Lima, estudante do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Campus Marechal Deodoro. Alagoas ainda levou mais um ouro conquistando o primeiro lugar no Futebol de Campo masculino, vencendo o Instituto Federal de Goiás (IFG) na final realizada na manhã do dia 02 de dezembro.  

O time de Handebol feminino ainda obteve o quarto lugar, após competir com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Este ano, a etapa nacional dos jogos aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e teve o maior número de participantes da história dos JIFs. Cerca de 1600 estudantes dos 31 institutos federais de todo Brasil participaram da competição. O evento é realizado desde 1989.

Acompanhando os atletas, a delegação técnica do Ifal nos JIFs 2022 foi composta pelos servidores e colaboradores terceirizados: Elton Barros (Chefe da Delegação); Sílvio Leonardo (Voleibol); Arnon Cassiano (Vôlei de Praia); Carlson Lamenha (Futebol de Campo); Arlete Leão (Xadrez); Ivis Firmino (Futsal); Flávio Anderson (Handebol); Newton Mendes (Atletismo e Natação); Daniel Amorim (Basquetebol); Ivaldo e Mário (motoristas - Campus Maceió); Alfredinho (motorista - Satuba); Adeilton (motorista - Palmeira dos Índios); Daniel (motorista - Marechal Deodoro). 

Os alunos foram recepcionados pelas suas famílias ao chegarem à sede do Campus Maceió na tarde de domingo, dia 04/12, com uma grande festa e muita alegria pelos resultados alcançados na competição.

Festa de boas-vindas aos atletas.jpeg

* Revisão de Melissa Menezes