Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal conquista 27 medalhas e 72 menções honrosas em Olimpíada Alagoana de Química

Empenho dos estudantes e projeto de São Miguel renderam 40 participações em etapas regional e nacional

por Jhonathan Pino publicado: 16/11/2021 12h48, última modificação: 18/09/2023 08h23

Foi publicada na última sexta-feira (12) a lista dos estudantes que irão representar Alagoas nas olimpíadas Norte-Nordeste de Química (ONNeQ) e Brasileira de Química (OBQ). Entre eles estão 40 alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) premiados na Olimpíada Alagoana de Química (OAQ), realizada em outubro passado. Confira aqui!

Em conjunto, o Ifal conquistou quatro ouros, 10 pratas, 13 bronzes e 72 menções honrosas na OAQ (acesse a lista completa), premiações distribuídas entre os campi Arapiraca, Coruripe, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos, fruto do empenho de estudantes e iniciativas das unidades.Integrantes do projeto São Miguel dos Campus nas Olimpíadas de Química reconhecidos com medalhas e menções honrosas.jpg

O Campus São Miguel, por exemplo, conquistou uma prata e três menções honrosas, entre os estudantes da unidade, após a realização do projeto de ensino Treinamento Intensivo para as Olimpíadas de Química (Tioq), iniciado em março de 2021, mas que após ser contemplado com um edital de extensão da instituição, possibilitou sua ampliação para outras três escolas do município.

Em agosto, após ser reintitulado “São Miguel dos Campus nas Olimpíadas de Química”, o projeto passou a contar com 35 estudantes, entre alunos do Ifal e rendeu mais um bronze e outras três menções honrosas.O professor Natiel Jonhson conta com quatro bolsistas para o treinamento dos participantes.jpeg

Nós sabemos do poder transformador da educação, mas ver esse projeto caminhando e dando frutos, nos dá esperança e motivos para continuar. O projeto está crescendo e esperamos treinar ainda mais estudantes, apresentar o mundo da ciência para mais e mais alunos e que isso possa abrir outras perspectivas na mente e no futuro deles”, acrescenta Natiel Jonhson, um dos responsáveis pelo treinamento.

Ele explica que o treinamento consiste em aulas explicativas sobre os assuntos, resolução de muitas questões e aplicação periódica de simulados. “O objetivo do projeto é preparar estes meninos para encararem as competições de química, criar essa cultura neles e construir o conhecimento e confiança necessários para isso”, completou Natiel, que conta com outros quatro bolsistas da instituição, para o auxílio ao treinamento dos novos alunos.

Oportunidade de transformação

Um dos alunos participantes do projeto, Adriel Targino, recebeu a medalha de bronze após o treinamento. Ele comentou que vê as olimpíadas como uma grande oportunidade. “Para nós, alunos das escolas públicas estaduais, para que nós possamos realizar nossos sonhos. O Tioq e uma ótima preparação para a gente”, disse o estudante da Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva.O aluno do Campus São Miguel, Lamon Florentino, irá participar da etapa nacional.jpeg

Com uma menção honrosa, a estudante Hevilayne Silva reforça o quanto participar do projeto foi transformador. “Eu e meus amigos tivemos uma experiência inovadora. Nós saímos do ensino fundamental sem saber absolutamente nada sobre química e sem saber o que era uma olimpíada científica. Hoje, eu entendo que química é vida e eu não sabia disso até entrar no Tioq”, afirmou.

Já o aluno do campus, Lamon Florentino, comemora a medalha de prata conquistada para a unidade e sua seleção para a etapa nacional. “Desde o meu primeiro dia de aula no projeto, eu fiquei espantado pelo simples fato de entender muitas coisas sobre a química. Depois de um tempo, tive a oportunidade de participar da minha primeira olimpíada de química. Eu não fui muito bem, mas continuei estudando e me dedicando e agora, na minha segunda participação recebi prata na OALQ. Essa conquista só foi possível por causa do projeto e a dedicação dos professores”, comentou.

A professora e coordenadora do projeto de ensino, Flávia Bartira, lembra que a iniciativa fortalece a tradição de participação em olimpíadas da instituição. “O Ifal já tem essa cultura de treinamento para olimpíadas em algumas unidades e nós decidimos implantar no Campus São Miguel também. Só foi possível graças ao início da primeira turma de ensino integrado do campus, com o curso de Informática para Internet. Mesmo neste cenário de pandemia e com aulas virtuais, tem funcionado e a prova disso é o envolvimento, participação e resultado que nossos alunos têm obtido”, destacou.Demetrius Morilla comenta que a participação do Ifal vem aumentando a cada ano.jpeg

O coordenador da Olimpíada em Alagoas e professor do Campus Maceió, Demetrius Morilla, comenta que a participação do Ifal vem aumentando a cada ano. Nesta edição, 232 alunos de sete campi participaram da etapa estadual, apesar de não haver uma formalização de incentivo e apoio aos professores às olimpíadas em algumas unidades, devido a algumas dificuldades de burocracia. “Para preparar os alunos dos campi, o professor deverá submeter um projeto para área de ensino, pois envolve somente alunos internos do Ifal, assim não se configura extensão”, observa.

A solenidade de premiação do evento da OBQ e ONNeQ acontece este ano em Fortaleza, entre os dias 1º e 3 de dezembro.