Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal concorre com dois vídeos a 3ª Mostra Alagoana de Clipes

Ifal concorre com dois vídeos a 3ª Mostra Alagoana de Clipes

publicado: 13/09/2018 10h25, última modificação: 14/09/2018 10h52

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) terá dois vídeos participando da 3ª Mostra Alagoana de Clipes, a ser realizada nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. As canções Catarina Guerreira, de Fernanda Guimarães, e Fortalece Aí, do Wado, tiveram seus clipes produzidos como parte das atividades do Projeto de Extensão “Escola em Libras”, realizado no Campus Marechal Deodoro, desde 2017.

Coordenado pela jornalista da Unidade, Acássia Deliê, e com o apoio do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), o projeto promoveu o curso de Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que servidores e alunos pudessem acolher e integrar melhor os primeiros discentes surdos do Campus. Como etapa de finalização do curso, em cada uma das turmas, os músicos foram convidados para produzir clipes contando com a tradução e interpretação das letras com em Libras, para suas canções. "A ideia foi tornar músicas alagoanas acessíveis a pessoas surdas. Juntamos educação e cultura no projeto", explicou Acássia.Wado e estudantes do Campus durante a gravação.jpeg

O primeiro vídeo realizado, com a participação do Wado, foi lançado em agosto de 2017, no Dia do Estudante; o segundo, em março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ambos tiveram participação dos estudantes e contaram com o cenário das ruas do centro de Marechal Deodoro, a partir de uma parceria com a prefeitura do município, além da montagem realizada pelo Piracema Studio.

No caso do clipe Catarina Guerreira, este teve a atuação e interpretação de Josilene Santos, mãe de uma aluna do Campus, que havia finalizado o curso, junto com a filha. "Nunca tinha feito nada parecido, achei muito interessante, principalmente porque a música fala da luta diária das mulheres. Foi uma honra pra mim participar, um momento importante na minha vida", contou Josilene.

A interpretação do vídeo teve a assinatura da professora Danielly Caldas, professora do Campus Maceió e também contou com colaboração da professora voluntária Cristiana Anjos, além do estudante do Campus Marechal, Vinícius Leonel. "Estou muito orgulhosa de ter feito parte desse trabalho lindo e ver alunos iniciando na Libras pela música. Cada interpretação é peculiar, uma será sempre diferente da outra, mas acho que conseguimos um resultado muito interessante", disse Danielly.

Confira o Fortalece aí, de Wado, e Catarina Guerreira, de Fernanda Guimarães

III Mostra Alagoana de ClipesArte de divulgação

Os dois vídeos serão apresentados em conjunto com outros 11 na Mostra, que será realizada nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Além da exibição e premiação dos clipes, o evento conta com o show de Larissa Conforto (Ventre) RJ e Vitor Brauer (Lupe de Lupe) MG.

A mostra conta com júri e curadoria de três grandes nomes da música independente e do audiovisual: são eles: a produtora sul-mato-grossense, Letz Spindola; o realizador audiovisual baiano, Ricardo Spencer e o produtor cultural pernambucano, Diego Albuquerque (Hominis Canidae).  Eles selecionaram e avaliaram os 26 clipes inscritos na competição e ajudarão na seleção dos prêmios dos dois primeiros lugares. No evento, também será concedido o prêmio de Voto Popular.

Serviço:

Evento: III Mostra Alagoana de Clipes

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara

Entrada: R$ 30 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia)

registrado em: , ,