Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal conclui segunda fase do concurso docente
conteúdo

Notícias

Ifal conclui segunda fase do concurso docente

Provas de desempenho didático foram realizadas em três dias no campus Maceió
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 18/05/2026 11h04, última modificação: 19/05/2026 10h59

O Instituto Federal de Alagoas concluiu, neste domingo (17), a segunda etapa do concurso público para 52 vagas de docente. Desde a última sexta-feira (15), as avaliações de desempenho didático estavam sendo realizadas no campus Maceió. Na oportunidade, cerca de 450 candidatos que estavam classificados também entregaram a documentação comprobatória dos títulos.

Para o reitor substituto, Wellington Spencer, acompanhar de perto a realização das provas de desempenho didático do concurso para professor efetivo do Ifal é reconhecer a dimensão institucional e histórica do momento. 

“Este certame, considerado um dos maiores da história da instituição, representa um passo importante para o fortalecimento do nosso quadro docente, com novas vagas que irão contribuir diretamente para a continuidade da oferta de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade em Alagoas. O registro também simboliza o compromisso de servidores e servidoras que, com muita responsabilidade, têm atuado para garantir a organização, a lisura e o bom andamento de cada etapa do concurso”.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Concursos do Ifal (Compec), Clécio Santos, nesta segunda fase do concurso, havia candidatos de todo o Brasil, assim como algumas bancas contaram com professores convidados de quatro regiões do país, além disso, houve ainda a participação de servidores de todos os campi do Ifal.

“Este momento  demonstra a magnitude do certame. Em relação aos candidatos, o que mais chamou a atenção foi a forte inclusão social, com expressiva participação de PCDs. Vale destacar que a Comissão enviou todos os esforços possíveis para atender às demandas de cada participante. Também foi perceptível o aumento no número de candidatos cotistas, fruto da efetiva implantação das políticas de ações afirmativas”.

A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, que também acompanhou a aplicação da prova didática, reforçou o sentimento de profunda gratidão a cada servidor, fiscal, supervisor e membro da Comissão pelo empenho e dedicação no processo de seleção dos novos servidores do Ifal. 

​"O Ifal tem capilaridade em todo o estado de Alagoas, transformando realidades desde o litoral norte até o alto sertão. Por isso, este certame é conduzido com o máximo rigor técnico, transparência e lisura, garantindo que os/as futuros/as profissionais que integrarão nossos campi estejam plenamente alinhados/as com a qualidade pedagógica e o compromisso ético que a sociedade alagoana espera e merece.  ​Aos/Às milhares de candidatos/as que escolheram o Ifal como o destino de suas carreiras e sonhos, expressamos o nosso mais profundo respeito pela dedicação e tempo investidos na preparação. Nosso reconhecimento ao incansável trabalho de cada membro da Compec, em todas as fases deste processo. A seriedade, o compromisso e a responsabilidade dessa Equipe de Servidores/as, Colaboradores/as, e Convidados/as Externos/as, se somam para o alcance da missão institucional e escrevem um novo capítulo na história do Ifal".

O resultado das provas de desempenho didático será divulgado até o final desta segunda-feira (18) e a interposição de recursos será nos dias 19 e 20 de maio. O resultado final está previsto para sexta-feira (22).