Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal conclui processo de Formação para Lideranças no Campus Maceió

Ifal conclui processo de Formação para Lideranças no Campus Maceió

Ação contou com a realização de cinco módulos entre setembro e dezembro

por Melissa Menezes publicado: 07/12/2022 20h56, última modificação: 07/12/2022 20h56

Nesta quarta-feira (07), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) concluiu o quinto e último módulo da Formação de Lideranças da instituição. A ação, voltada para os ocupantes de cargos de direção e funções gratificadas, além dos coordenadores de curso, teve início em setembro deste ano e realizou cinco módulos de atividades. Os encontros aconteceram no auditório Oscar Sátyro, do Campus Maceió, divididos nos turnos da manhã e tarde.

A dinâmica dos encontros foi conduzida pela consultora Carla Albuquerque, da empresa de Consultoria Human Desenvolvimento de Pessoas. De acordo com a profissional, a formação foi planejada com foco na instrumentalização das lideranças para o processo de gerenciamento das pessoas em suas unidades. “A ideia desta formação foi trabalhar a reflexão das lideranças quanto à relevância do seu papel enquanto líderes da instituição”, pontuou a consultora.

Os módulos da formação abordaram os seguintes temas: 1- Como se comportam líderes protagonistas de transformações sociais; Inteligência emocional ou Colaborativa; 2 - Trabalho em equipe, Gestão de Pessoas e Liderança; 3 - Gestão de Resultados Emocionais como geradores de Resultados Institucionais; 4 - Comunicação e estilos de liderança; 5 - Dar e receber Feedback, Gestão de Conflitos.

Reitor Carlos Guedes.jpgO último encontro foi marcado pela gratidão e emoção dos participantes. Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o encerramento da formação representou um passo importante para a instituição. “O dia de hoje nos enche de muito orgulho e emoção, pois sabemos que não é fácil reunir 414 gestores das 17 unidades do Ifal para participar de cinco encontros presenciais, divididos em turmas pela manhã e à tarde, diante do cenário de desafios enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino. Mas seguimos confiantes, DGP, gestão sistêmica e servidores, para que essa formação saísse do papel e se tornasse uma realidade para os nossos gestores, que todos os dias trabalham para transformar a vida daqueles que mais precisam”, afirmou o reitor.