Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal comparece ao Encontro Nacional Energife e apresenta contribuição para os cursos do programa
conteúdo

Notícias

Ifal comparece ao Encontro Nacional Energife e apresenta contribuição para os cursos do programa

Instituto faz parte do Programa Qualifica Mais Energife e oferece cursos profissionalizantes para eletricistas
publicado: 30/09/2024 13h27, última modificação: 30/09/2024 13h27

Por Laís Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcou presença no Encontro Nacional Energife, Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação, que ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. O encontro reuniu pesquisadores, professores, técnicos e estudantes da área, com o objetivo de promover debates e troca de conhecimentos e experiências referentes à Eficiência Energética e Energias Renováveis nas Instituições Federais de Educação.

O Ifal fez parte da programação, com a participação do professor da área de Ciências Agrárias e Coordenador do Laboratório de Agrometeorologia e Irrigação, Samuel Silva, do Campus Piranhas. O docente apresentou a sua contribuição para o programa com o livro intitulado “Energia Biogás/Biometano”.

Samuel relatou que a obra já começou a ser utilizada como material didático dos cursos ofertados por todo o país. “Eu e outros professores, cada um em sua linha de atuação, demos nossa contribuição escrevendo os livros, que são os materiais didáticos para os cursos de capacitação do programa. São livros de cada área, de cada energia, e a minha participação foi escrever um livro sobre biogás, a produção de biometano, que vai servir para diversos cursos que já estão em andamento no programa pelo Brasil inteiro”, contou o professor.

No local, o docente lembrou que o maior desafio durante o processo de desenvolvimento do livro, entre 2022 e 2023, esteve na coleta de informações, pois segundo ele, os materiais antigos se encontravam desatualizados, e as pesquisas feitas para a produção do conteúdo contribuíram para sua atualização.

“O bom é que a gente tem esse material agora que pode ser utilizado não só pelos cursos do programa EnergIFE, mas também pelas disciplinas que envolvem a produção de energias renováveis, porque a gente tem vários cursos profissionalizantes no Ifal, tanto integrado quanto subsequentes, até mesmo cursos de nível superior que envolvem essa questão de energias renováveis, e a gente agora tem esse material didático que pode ser utilizado nos cursos e nas disciplinas no Brasil inteiro”, afirmou.

Disponíveis na página da Energife, os livros didáticos produzidos tanto pelo professor do Ifal, quanto pelos professores de outros institutos, já estão sendo utilizados nos cursos desde o ano de 2023.

Para Samuel Silva, o encontro com toda a equipe envolvida com o programa possibilitou não apenas o estreitamento de laços, como também a troca de experiências entre Institutos Federais. “A gente esteve lá com os melhores profissionais do Brasil, ligados a esses programas energéticos, inclusive com representantes do exterior. Estivemos com uma representante da embaixada alemã que faz parte da parceria entre o Brasil e a Alemanha para o fomento a energias renováveis e a execução dessas políticas voltadas a essa área”, ressaltou.

Programa Qualifica Mais Energife no Ifal

O Projeto EnergIF, liderado pelo IFSC Campus Florianópolis em colaboração com o Ministério da Educação, é uma iniciativa pioneira em promover a eficiência energética em instituições de ensino público no Brasil. O programa visa qualificar laboratórios, implementar gerenciamento de energia inteligente e fornecer educação e conscientização, capacitando estudantes e educadores, criando assim, um futuro energético mais eficiente e consciente.

Ativo a nível nacional desde 2022, o programa chegou em Alagoas no ano de 2023, e vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), oferece o curso de Qualificação Profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com duração de 200 horas, nos Campi Arapiraca, Maceió e Palmeira dos Índios. Segundo os dados concedidos pela Proex, desde seu lançamento já foram ofertadas 25 turmas pelo Ifal, sendo cinco do Campus Maceió, dez em Arapiraca e outras dez turmas no Campus Palmeira dos Índios, com 900 alunos matriculados ao todo.

Sobre a integração do programa no Instituto, o professor Samuel pontuou a importância da oferta desse curso: “O Ifal já vem participando do programa, executando o programa através do curso profissionalizante na área de eletricistas. Então a participação no programa é muito grande, porque através desse curso, o Ifal está profissionalizando pessoas. Inclusive, uma grande parte de mulheres estão se profissionalizando nessa área de serviços ligados a profissões, que até então, a maior parte eram homens”.

“É um programa muito importante de capacitação e profissionalização e em um período menor de tempo, pois às vezes as pessoas já estudaram há muito tempo, algumas não tem uma profissão, ou então tem uma profissão mas não tem a formação, e elas estão agora se formando na área que às vezes já trabalham. Ou então estão buscando uma nova formação, uma nova profissão e entrando no mercado de trabalho de forma mais rápida”, concluiu o professor.

Com relação aos objetivos futuros do Qualifica Mais Energife, o pró-reitor de Extensão Gilberto Gouveia Neto indicou que existe a expectativa de ofertar novos cursos relacionados a outras energias renováveis e de expandir o programa para outros campi. Uma novidade revelada no evento foi a da inclusão de alguns cursos dentro do Programa Mulheres Mil, que também está em atividade no Ifal.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista