Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal comemora resultado do Programa Partiu IF
conteúdo

Notícias

Ifal comemora resultado do Programa Partiu IF

Mais de 240 cursistas estão classificados na Seleção de Ingressos 2026
publicado: 23/12/2025 14h09, última modificação: 23/12/2025 14h09

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comemora o resultado alcançado pelos cursistas do programa Partiu IF, uma ação que visa preparar para o exame de seleção para ingressos, na fase final, quanto oferecer aos estudantes condições de permanência no ensino médio ofertado pela Rede Federal.

Foram classificados 245 cursistas do Partiu IF no exame de Seleção para ingressos em 2026. Nesta primeira edição do Programa, o Ifal ofertou 16 turmas, sendo uma turma por campus, num total de 640 vagas para as aulas preparatórias que iniciaram em abril e seguiram até novembro deste ano.

Para o pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia Neto, o Programa reafirma o papel fundamental na ampliação do acesso aos Institutos Federais e na promoção da inclusão. “Em 2026, o Ifal seguirá fortalecendo essa iniciativa, com novas ofertas do Partiu IF, ampliando oportunidades e transformando vidas por meio da educação pública”.

O resultado alcançado em número de classificados é fruto do trabalho de 131 profissionais, dos quais 48 são professores, 48 monitores, 16 profissionais de apoio pedagógico, 16 coordenadores pedagógicos e 3 profissionais da equipe sistêmica.

De acordo com a coordenadora do Partiu IF, Edmara Drigo, a primeira oferta do programa fez uma recuperação de aprendizagens dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública que se enquadram na lei de cotas. 

Em seguida, a matriz curricular do curso foi dividida em dois eixos: formação básica e suplementar, onde a Formação Básica caracteriza-se como um espaço da organização curricular destinado aos componentes curriculares que tratam dos conhecimentos e habilidades, e, a formação suplementar, por sua vez, constitui um espaço da organização curricular em que o corpo docente poderá planejar estratégias visando à realização de atividades formativas interdisciplinares. 

“Este espaço foi constituído, essencialmente, a partir dos conhecimentos e habilidades nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática, tendo por objetivo desenvolver o raciocínio lógico, a argumentação, a capacidade reflexiva, a autonomia intelectual, contribuindo na constituição de sujeitos pensantes, capazes de dialogar com os diferentes conceitos. O currículo construído com os componentes curriculares esteve alinhado ao nono ano da rede pública de educação básica, de um lado, e às expectativas de aprendizagem e adaptação ao ensino médio, adotadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, destacou a coordenadora. 

Para a reitora em exercício, Cledilma Costa, o Ifal celebra o êxito dos cursistas do Programa Partiu IF no Processo Seletivo/2026. “Essa iniciativa reafirma o compromisso institucional com a promoção da equidade, da inclusão social e do acesso à educação pública, gratuita, inclusiva, afirmativa e de qualidade socialmente referenciada. Os resultados alcançados refletem o empenho dos/as cursistas e o trabalho coletivo de docentes, equipes pedagógicas e servidores/as envolvidos/as no desenvolvimento do programa, evidenciando a importância de políticas educacionais voltadas à ampliação de oportunidades e ao fortalecimento das trajetórias formativas”.

O resultado final do exame de seleção do está previsto para 20 e 23 de janeiro de 2026, momento que teremos o resultado final das aprovações dos cursistas. O Ifal formalizou junto ao MEC a adesão da segunda oferta do Partiu IF para o ano de 2026.