Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal comemora 17 anos de criação da Rede Federal
conteúdo

Notícias

Ifal comemora 17 anos de criação da Rede Federal

A consolidação e a expansão estão marcadas com 82 novas vagas para provimento imediato
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 29/12/2025 12h39, última modificação: 29/12/2025 12h39

 

A Rede Federal comemora nesta segunda-feira (29), 17 anos de criação. Foi nessa data, em 2008, que a Lei 11.892 deu origem à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, consolidando um marco na educação pública brasileira e criando 41 instituições de ensino federais espalhadas pelo país. 

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) faz parte desta Rede e, neste 17º aniversário, comemora trabalhando em duas frentes - a consolidação e a expansão. No que diz respeito à consolidação, o Ifal recebeu 82 códigos de vagas destinados a provimento imediato de docentes. Quanto à expansão, serão mais três novos campi em Alagoas, ampliando a oferta de cursos e pessoal, nos municípios onde serão instaladas as novas unidades - Girau do Ponciano, Maceió e Mara Grande.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a Rede Federal tem se fortalecido e em Alagoas, o Ifal consolida a expansão por meio de ações reais, como as nomeações. “O Ifal reforça o seu compromisso com a expansão e qualificação de seu quadro docente e técnico-administrativo, gerando oportunidades, fortalecendo a oferta de ensino, pesquisa e extensão em todas as regiões do estado e consolidando sua posição como instituição de referência na educação profissional e tecnológica”.

A consolidação está em curso com o provimento imediato das vagas para docente, de acordo com a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, reafirmam o compromisso do Ifal com a educação pública, gratuita, inclusiva, afirmativa e de qualidade socialmente referenciada. 

“Nesse cenário, a conquista dos 82 novos códigos de vagas representa um avanço estratégico para o fortalecimento institucional, ampliando a capacidade de oferta, qualificando as ações pedagógicas e fortalecendo as políticas de ensino, de pesquisa e de extensão. Mais do que números, essas vagas significam valorização das equipes, melhores condições de trabalho e ampliação do acesso universal e da permanência dos/as estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de Alagoas e para a missão transformadora do Ifal”.

Segundo Adriana Nogueira, diretora de Gestão de Pessoas, as vagas para esta consolidação foram destinadas pelo Ministério da Educação (MEC) , em 21 de novembro, por meio da Portaria Nº 787/2025, que redistribui 2.022 cargos e códigos de vaga de professor do ensino básico, técnico e tecnológico aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa integra a ação de consolidação do governo federal em benefício dos campi existentes dos Institutos Federais que ainda não contam com quadro de pessoal completo. 

 

“Novos docentes contribuem com a manutenção e ampliação da oferta de cursos e vagas. É a criação de oportunidades de ingresso no serviço público federal, tão escassa nos últimos tempos, favorecendo o cumprimento da missão de nossa instituição”.