Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA inicia autoavaliação dos cursos de graduação da EaD; conheça a cartilha que orienta a ação

Segmentos envolvidos têm de 23 de abril a 3 de maio para participar

por Roberta Rocha publicado: 23/04/2021 07h17, última modificação: 26/04/2021 08h18

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Alagoas começa, nesta sexta-feira (23), o processo de Autoavaliação Institucional dos cursos superiores do Instituto na modalidade da Educação a Distância. Estão habilitados a participar da ação, que encerra no dia 3 de maio, os segmentos docentes, discentes, técnicos administrativos, coordenadores de polo, coordenadores de curso e tutores dos cursos em questão.

O objetivo da iniciativa é avaliar aspectos relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na modalidade a distância no Ifal, com a finalidade de captar informações que possam auxiliar a instituição a lidar com limitações e potencialidades de seus cursos, além de contribuir para melhorar o planejamento estratégico. O resultado desse processo avaliativo será divulgado na forma de Relatório para a comunidade acadêmica no dia 31 de maio.

Passo a passo - A cada triênio, a instituição de ensino superior escolhe dimensões a serem avaliadas. Para os anos de 2018 a 2020, o Ifal decidiu avaliar todos os cursos de graduação presencial e EaD. Nessa última etapa, com foco na educação a distância, o processo ocorrerá por meio de formulário eletrônico enviado por e-mail aos segmentos participantes.

Para esclarecer dúvidas, a CPA elaborou uma cartilha onde reúne informações sobre a finalidade e o funcionamento do ciclo avaliativo, abordando o instrumento de avaliação usado, as etapas do processo e a consolidação dos resultados. O documento está disponível aqui.

"A cartilha foi construída com o intuito de tornar conhecido, aos segmentos acadêmicos e à sociedade, o papel desempenhado pela Comissão Própria de Autoavaliação, desde os instrumentos legais usados no processo de avaliação, as questões práticas de aplicação do questionário, até a estruturação dos relatórios", explica Edriane Teixeira, presidente da CPA.

Sobre a CPA

Prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a CPA é um órgão suplementar da Reitoria voltado a promover uma cultura de avaliação na Instituição, o compromisso institucional com o autoconhecimento, a busca por melhorias contínuas e o avanço na qualidade dos serviços prestados à sociedade.