Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal coleciona medalhas em Olimpíada Alagoana de Matemática

Ifal coleciona medalhas em Olimpíada Alagoana de Matemática

publicado: 29/11/2017 10h35, última modificação: 30/11/2017 10h08

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) encabeçou novamente a lista da Olimpíada Alagoana de Matemática. Em sua 15ª edição, a instituição possui seis dos sete medalhistas de ouro na única categoria na qual pode ter participantes, o nível 3. Ao todo, foram 31 medalhas conquistadas pelos Campi Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo e Satuba.

Desta vez, os alunos do Campus Maceió conseguiram cinco medalhas de ouro, foram eles Leonardo Marinho, Jonatas Marinho, Rafael do Nascimento e Marcos Paulo Silva. O Campus Arapiraca completou a lista dourada, com Eduardo Lúcio Correia e Kevin Djhonatha.

Entre os medalhistas de prata do Nível 3 estão Dairly Kelveis, José Augusto dos Santos, Luiz Cesar Sobral, Henrique Caldas e Diogo Rafael Bezerra, do Campus Maceió. Da Unidade de Arapiraca, também alcançaram essa posição Igor Maurício de Campos, Petrucio Augusto dos Santos e Luis Fillipe Nunes. Edvilson Lessa, do Campus Coruripe, completou a lista.

Entre os medalhistas de bronze, estão Ana Letícia de Oliveira, Rafael Luiz Rocha e Kleyton Luiz da Silva, do Campus Maceió; Lucas Whyndson, Humberto Barbosa, Marcos Paulo de Oliveira, Vitor da Silva, Maria Laryssa Gomes, Vanderson Silva, do Campus Arapiraca; Nivea Vitória da Silva e Paula Geovana Gomes, de Penedo; Isadora Cibele Santana, Erika Fatima Machado, Keliane Leão, de Palmeira dos Índios; Ana Beatriz Furlan, de Marechal Deodoro, além de Lucas Ferreira, do Campus Satuba.

A Olimpíada Alagoana usa como critérios as notas da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep). Fazem parte dessa competição alunos de escolas do ensino público e privado de todo o Estado. Eles são divididos em quatro níveis e o Ifal participa apenas do nível 3, voltado ao Ensino Médio. Apesar disso, o aluno do Campus Maceió, Leonardo Marinho, ainda conquistou a única medalha de ouro do Nível Universitário, depois de ter participado da Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária.

“Eu tenho o apoio de alguns professores do Instituto de Matemática da Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e tenho contato com o ambiente de lá. O estudo de conteúdos do superior foi mais por conta própria e a olimpíada do superior é semelhante a do médio, porém as ferramentas para resolver são da graduação. Aí consegui desenrolar um pouco”, disse Leonardo.

Os resultados acima também deram as quatro primeiras colocações entre escolas do Estado, que competiram no nível 3, foram eles, os campis Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo. E os professores do Instituto, Carlos Argolo e José Roberto Teixeira, foram ocuparam as duas primeiras posições, na orientação de alunos medalhistas. Veja resultado completo.

registrado em: