Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal certifica mais seis turmas do Profuncionário pelo e-Tec

Ifal certifica mais seis turmas do Profuncionário pelo e-Tec

Certificação aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) no Campus Palmeira dos Índios

por Zoroastro Neto publicado: 16/06/2016 00h30, última modificação: 16/06/2016 00h53

A tarde desta quarta-feira (15) foi singular e plural para mais de cento de trinta servidores públicos de Alagoas que concluíram os cursos técnicos em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar pelo programa de formação continuada Profuncionário na modalidade da educação a distância pelo sistema Rede e-Tec Brasil, ofertados pelos polos de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A solenidade aconteceu no auditório do Campus Palmeira dos Índios e contou com as presenças do pró-reitor de ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, e que representou o reitor no evento; dos diretores-gerais: Ana Quitéria Meneses, do campus Palmeira dos Índios; Gilberto Neto, do campus Santana do Ipanema; do coordenador do polo ArapiracaJosé Enildo Freire, e representante do diretor-geral; da diretora de educação a distância do Ifal, Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira; do coordenador do e-Tec: Luis Antônio Costa Silva; das coordenadoras dos cursos técnicos: Alessandra Nery, de Secretaria Escolar, e Juliana Aguiar, de Infraestrutura Escolar, além dos coordenadores de polos, professores, familiares e amigos dos formandos.

Em seu discurso, o coordenador do e-Tec, Luis Antônio agradeceu emocionado à equipe, a quem chamou de "meu povo, meu puxadinho sempre querido, porque junto com vocês, consigo ser mais do que realmente eu sou". Agradeceu, também, as instituições parceiras. Lembrou que ingressou no Ifal como professor do campus Palmeira e levou a turma às lágrimas fazendo uma homenagem in memórian ao professor Walter Calheiros, que foi o primeiro tutor e depois coordenador dos cursos naquele polo. "Que a vida de vocês [formandos] se transforme e evolua continuamente. Exerçam suas atividades com autonomia e tenham consciência do heroísmo que cada um tem nessa empreitada", destacou. Encerrou com o refrão da música de Aciolly Neto: "vocês observem quem vai subindo a ladeira, seja princesa, seja lavadeira, para ir mais alto vai ter que suar", e completou: "então suem muito, suem sempre".

O momento de maior destaque foi o da certificação do servidor cadeirante José Valdeano de Melo Lima pela superação das limitações, coroando com muita alegria a conclusão do curso técnico em Infraestrutura Escolar no polo Santana do Ipanema. "Somos vitoriosos", ressaltou o jovem.

Em seu pronunciamento, a diretora-geral do Campus Palmeira dos Índios, Ana Quitéria Meneses, parabenizou os concluintes pela conquista enfatizando a importância da qualificação profissional, em especial no âmbito escolar. Ressaltando a continuidade da formação. Além disso, reiterou o compromisso do Ifal na oferta de cursos e de outras iniciativas que respondam as necessidades da sociedade. "Somos chamados a construir uma educação pública com ensino de qualidade e transformamos isto em cursos e serviços para vocês, servidores públicos", afirmou.

A diretora de educação a distância, Ana Cristina Nascimento, destacou a importância da qualificação e desejou boa sorte aos novos técnicos. “Sabemos das dificuldades que enfrentaram, deslocando-se de seus lares, deixando afazeres diversos, depois de uma semana de intenso trabalho em suas escolas para se encontrarem com professores, tutores, colegas de curso. Portanto, quero reverenciar vocês pelo esforço, pela dedicação e por fazerem parte deste segmento tão importante que é a Educação”, disse.

O orador da turma, Djavan Tavares, sentiu-se honrado em representar os colegas e agradeceu à Instituição e aos servidores dos polos que proporcionaram e viabilizaram toda logística para funcionamento dos cursos nos finais de semana e para que o dia de hoje se concretizasse. "Realizamos um sonho. Foram muitos estudos, trabalhos e pesquisas, horas durante várias semanas, em dois anos. Ao invés daquele lazer com os amigos ou um tempo com a família, tínhamos de acordar cedo aos sábados para as aulas e tutorias, além de acessar o moodle nas madrugadas", lembrou o técnico em Secretaria Escolar pelo polo Palmeira dos Índios.

Para o pró-reitor de ensino, Luiz Henrique, que representou o reitor Sérgio Teixeira Costa no evento, aquela certificação traz muita alegria, porque é mais um resultado do cumprimento da missão do Ifal, e a modalidade de ensino à distância possibilita a formação continuada, "sabemos que o mundo está passando por grandes transformações científicas, tecnológicas e sociais. As tecnologias mudaram as relações entre as pessoas, entre o fazer laboral". Enfatizou a importância de dar continuidade na qualificação profissional, convidando os novos técnicos para outros cursos na instituição, "vocês não são mais os mesmos, cada um é muito mais e muito melhor que antes", enalteceu.

O que é o Profuncionário?

O Profuncionário é o Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Obedece ao disposto no art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases n.º 9394/1996, conforme a Lei nº 12.014/2009 e ao disposto no parágrafo único do art. 62-A da Lei de Diretrizes e Bases, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação.

registrado em: ,