Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal busca fortalecer PNAE com aproximação entre agricultores familiares e comunidade escolar

Ciclo de atividades do projeto “Na Rota da Merenda Legal” tem início nesta quinta-feira (11)

por Jhonathan Pino publicado: 09/11/2021 11h33, última modificação: 09/11/2021 12h03

O Auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, será o local de encontro entre agricultores familiares, gestores e a comunidade escolar, das três esferas de governo, nesta quinta-feira (11), a partir das 8h30. A atividade é parte do projeto “Na Rota da Merenda Legal”, que busca mobilizar os envolvidos acerca das compras públicas da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Alagoas), o Sebrae Alagoas, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Conselho Regional de Nutrição (CRN6), que juntos irão organizar uma sequência de encontros de capacitação da comunidade interessada, em todas as regiões do estado de Alagoas.

Nesta primeira oportunidade, haverá uma palestra abordando a importância dos alimentos da agricultura familiar na merenda escolar, informes sobre a atualização da legislação do PNAE e uma exposição de produtos das cooperativas da região. A participação é feita mediante preenchimento formulário de inscrição on-line.

Além dos agricultores familiares e demais atores envolvidos na execução do PNAE nos municípios da região metropolitana e no estado, estão convidados a participar do evento toda comunidade escolar do Ifal, “principalmente nutricionistas, diretores-gerais, gestores da Assistência Estudantil, gestores do ensino e da administração, servidores ligados aos setores de compras, suprimentos e licitações, coordenadores de extensão e demais servidores que tenham interesse na temática”, enfatiza a nutricionista do Ifal e uma das organizadoras do evento, Lidiane Pereira.

A servidora reforça que tais encontros são uma estratégia de aproximar todos os atores e fortalecer uma rede colaborativa que possa atuar para a efetivação da política pública de compras da agricultura para a merenda escolar.

Ao longo dos próximos meses, as outras regiões do estado (Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e Litoral Sul, Litoral Norte e região da Mata) também serão contempladas com a Rota da Merenda Escolar”, disse.

O presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, salientou a importância do compromisso do Ifal com a causa. “Após dois encontros realizados nos meses de julho e agosto, agora chegou o momento de percorrermos essa rota pelo Estado, levando essa discussão de ponta a ponta, para fortalecer essa rede. Municípios, estado e rede federal, todos juntos para garantir apoio e renda para o agricultor familiar e uma alimentação de qualidade na mesa dos estudantes”.