Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Batalha aprova oito trabalhos em congresso de sociologia no Uruguai
conteúdo

Notícias

Ifal Batalha aprova oito trabalhos em congresso de sociologia no Uruguai

publicado: 30/08/2017 08h44, última modificação: 30/08/2017 10h07

Oito trabalhos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Batalha foram aprovados para apresentação na 31ª edição do Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia (Alas), que acontece em Montevidéu, no Uruguai, no período de 3 a 8 de dezembro. Quinze estudantes do curso de Agroindústria embarcam para o país acompanhados dos professores orientadores Matteus Freitas (Geografia), Cosme Rogério (Filosofia), Tarcísio Fagner (Sociologia) e Antonia Ladyjane (Artes).

Como esta é a primeira viagem internacional da maioria dos alunos selecionados, a imersão na língua espanhola vem sendo feita, segundo o docente Matteus Freitas, por meio de exposição a vídeos, músicas e palestras em espanhol, relacionados aos temas de estudo de cada um, a fim de que possam se familiarizar com o vocabulário técnico em uma língua estrangeira com mais facilidade.

O resultado da aceitação dos trabalhos para o evento foi divulgado em abril e as prefeituras de Batalha, Jaramataia, Pão de Açúcar, Olho D’água das Flores e São José da Tapera estão contribuindo com passagens aéreas e/ou diárias dos alunos. O professor Matteus fala da sua satisfação em observar o amadurecimento dos discentes e a importância do reconhecimento internacional neste processo. Ele ressalta ainda as consequências exitosas do engajamento em projetos, inclusive de modo voluntariado, como se observa no campus Batalha. “Diríamos ainda que é necessário se engajar para transformar a realidade e impactar positivamente na vida de grupos sociais que precisam de nosso olhar e atuação técnico/científico, além de nossos engajamentos políticos e ideológicos”, detalhou.

Trabalhos representarão o Ifal Batalha no UruguaiPara ele, a conquista torna-se ainda mais significativa pelo fato de o Ifal Batalha ter apenas dois anos de atuação, mas alunos já comprometidos com pesquisa e extensão de uma maneira que vem evoluindo rapidamente. “Vemos o despertar para a vida política e pública e sua atuação na transformação social. Vê-los lutando em seus lugares, me refiro em seus municípios, junto aos pais e amigos, vendendo chocolates para levantar o dinheiro para irem para esse evento, é imensurável. Como professor, sou apaixonado pela extensão e pesquisa e, junto aos meus parceiros, que são os orientandos, desenvolvemos entre nós a cumplicidade na responsabilidade de agir e devolver para a comunidade resultados de qualidade, agora reconhecidos em âmbito internacional”, opinou.

O evento deste ano tem como tema “As encruzilhadas abertas da América Latina: a Sociologia em tempos de mudança”. Os artigos aprovados são das áreas de Geografia, Filosofia, Artes e Sociologia, mas dialogam com a última área, foco do congresso no Uruguai. O trabalho “Segregação socioespacial e demografia de risco: o caso do sub Bairro Serrinha, Batalha-Alagoas” surgiu do evento interno que acontece no campus desde 2015, a Mostra Multidisciplinar. Nessa pesquisa, foi diagnosticada uma parcela de moradores que vivem em situação de risco ambiental em virtude da apropriação do solo urbano de maneira desigual e combinada, características do modo de produção capitalista. O trabalho “Quadrinhos e sociedade: os super-herois Marvel e a propaganda ideológica anticomunista dos EUA (década de 1960)” resulta de uma pesquisa financiada pelo Programa de Iniciação Científica (Pibic) do Ifal. Por meio de uma abordagem histórica e combinando diferentes métodos e técnicas de pesquisa, como a bibliográfica e a documental, foi desenvolvida uma análise sígnico-sociológica de como as personagens do universo ficcional da Marvel, uma das maiores indústrias culturais multinacionais, retrataram o posicionamento dominante no campo de poder estadunidense durante os anos 1960, no contexto da Guerra Fria, da Guerra do Vietnã e do Macartismo.

Trabalhos representarão o Ifal Batalha no UruguaiO trabalho “Cultura popular, cultura de massa e cibercultura: processos e impactos na sociedade brasileira” relata o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Arte e Sociologia, com alunos do 1ª ano do Ensino Médio Integrado, numa panorâmica da formação da arte popular brasileira relacionada com o desenvolvimento da indústria e do mercado artístico no país. Foram exploradas também as relações com os meios de comunicação e seus impactos na sociedade, instigando uma abordagem educacional dialógica entre consumo, cultura e sociedade com o trabalho “Cibercultura no processo de educação, cidadania e cultura a partir da Rádio WEB Escolar (IFAL) no sertão brasileiro, no Estado de Alagoas”.

Já a pesquisa “Assentamento Rendeira: os desafios de se consolidar um desenvolvimento sustentavel em um assentamento rural na Região do Semi-árido Alagoano” partiu da necessidade de compreender as unidades produtivas da região e pela curiosidade em conhecer experiências de trabalho coletivo no campo. A pesquisa levou os discentes envolvidos a conhecer mais de perto os desafios de se viver do campo e assim entender porque o modelo associativo rural ainda não se consolidou como alternativa de desenvolvimento local e sustentável. A maior motivação é proporcionar iniciação científica para os estudantes, além disso faz parte de um projeto de pesquisa cadastrado na PRPI com bolsa do edital 2016 e agora renovado em 2017.

As demais pesquisas aprovadas e os nomes dos alunos autores dos artigos podem ser visualizados na tabela abaixo.

 

ORIENTADOR

ORIENTANDOS

NOME DO ARTIGO

Matteus Freitas de Oliveira

José Lucas Nunes

Isabelle Pereira

Segregação socioespacial e demografia de risco: o caso do sub Bairro Serrinha, Batalha-Alagoas

Matteus Freitas de Oliveira

Grupo de Pesquisa

Novos corpos, novos sujeitos, novos territórios: da multifuncionalidade e multiterritorialidades urbanas às dinâmicas performáticas trans no centro de Feira de Santana-Bahia

Cosme Rogério Ferreira

Maryana Vieira Ferreira

Quadrinhos e sociedade: os super-herois Marvel e a propaganda ideológica anticomunista dos EUA (década de 1960)

Cosme Rogério Ferreira

Grupo de Pesquisa

As (re) significações culturais do carro de boi no sertão das Alagoas

Tarcísio Fagner Aleixo/ Antonia Ladyjane Duarte 

Renata Maciel

Laura Tenório Rocha

Beatriz Delmiro

Daniela Costa

Assentamento Rendeira: os desafios de se consolidar um desenvolvimento sustentavel em um assentamento rural na Região do Semi-árido Alagoano

Antonia Ladyjane Duarte / Tarcísio Fagner Aleixo

Hillary Ranny de Farias

Maria José Pereira

Laylla Laryssa Cordeiro

Bárbara Ianca Gomes

Cultura popular, cultura de massa e cibercultura: processos e impactos na sociedade brasileira

Antonia Ladyjane Duarte / Tarcísio Fagner Aleixo

José Ambrósio Nogueira

Jostein Schindler Santos

Cibercultura no processo de educação, cidadania e cultura a partir da Rádio WEB Escolar (IFAL) no sertão brasileiro, no Estado de Alagoas

Tarcísio Fagner Aleixo

Grupo de Pesquisa

Considerações sobre as consequências sociais das inovações técnicas segundo Karl Marx em O Capital livro I e Grundrisse.

registrado em: