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Ifal avança no Índice de Eficiência Acadêmica, segundo a Plataforma Nilo Peçanha (2024)

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Instituto em Alagoas comemora melhor resultado da série histórica e sai da 28ª posição para a 14ª posição
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 29/05/2024 16h03, última modificação: 29/05/2024 16h03
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Dados da Plataforma Nilo Peçanha

Os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentados pela Plataforma Nilo Peçanha 2024 (PNP) foram publicados neste mês de maio e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) exibiu a melhor eficiência acadêmica da série histórica, desde 2017. Esse indicador mede o percentual de concluintes em um ciclo de matrícula, o que significa a diminuição da evasão e retenção escolar, nos campi do Ifal. 

Considerando dados da Rede Federal, o Ifal saiu, em 2022, da 28ª posição para a 14ª posição, em 2023. Em 2022, por exemplo, a instituição tinha como Eficiência Acadêmica 40,2%, o que significava que, a cada 100 estudantes matriculados, apenas pouco mais de 40 conseguiam concluir o último ano/período do curso. 

Em 2023, esse número passou para conclusão de aproximadamente 55 estudantes, o que é um aumento considerável, fruto de políticas institucionais que garantiram a permanência e a conclusão com êxito de um número mais expressivo de estudantes. Desafio ainda mais complexo devido a destinação de 70% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas, o que por si só já demonstra, em análise geral, que o perfil do ingresso é de vulneráveis.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, não há outro sistema que apresente os dados oficiais da Rede Federal, do Ifal ou dos campi como a PNP exibe. “Nós queremos qualificar ainda mais as ações e melhorar nossos indicadores. O resultado que a PNP veicula contribui com a implementação de políticas visando garantir o direito à aprendizagem, à permanência e à conclusão com êxito profissional e acadêmico de nossos estudantes, objetivo estratégico do Ifal”, destacou o reitor.

Desde que a Plataforma Nilo Peçanha surgiu e, mais, nos últimos anos, o Ifal, por meio da Pró-reitora de Ensino, tem utilizado desses dados para construir políticas, com os campi e com suas diretorias e departamentos de ensino, a fim de que esses índices pudessem refletir  a missão,  o esforço e os objetivos institucionais.

Segundo Cledilma Costa, Pró-reitora de Ensino (Proen), os indicadores do Ifal, publicados em 2024 pela PNP,  são  fruto de um denso e intenso trabalho coletivo e perseverante em busca do acesso pleno, da permanência e da conclusão com êxito profissional e acadêmico.

“O trabalho perseverante, coletivo e integrado de todos/as os/as servidores/as e parceiros/as institucionais tem sido fundamentalmente importantes para a melhoria dos nossos indicadores de eficiência acadêmica em todos os níveis, modalidades, etapas e formas de oferta. Acreditamos que o Ifal tem potencialidade para  avançar ainda mais. Vamos continuar trabalhando para o pleno atendimento à nossa missão institucional”, afirmou a pró-reitora.

Investimento no ensino: acesso pleno, permanência e conclusão com êxito profissional e acadêmico

Não existe fórmula mágica, mas as evidências para o resultado que o Ifal carrega com sentimento de dever cumprido está na implementação de políticas institucionais que perpassam a tríade ensino-pesquisa-extensão e atravessam campos como infraestrutura, gestão e valorização das equipes profissionais.

Ao longo dos dois últimos anos, no âmbito do ensino, foram implantados programas como Dignidade Menstrual, Alunos Conectados, Bolsa-permanência para estudantes quilombolas e indígenas, Auxílio Conectividade e Monitores Virtuais. Além disso, a oferta de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio nos campi São Miguel dos Campos, Rio Largo e Benedito Bentes, a implantação do programa de mobilidade acadêmica entre as Instituições Públicas de Ensino Superior de Alagoas, e, do Diploma Digital, como também o fortalecimento da Política Institucional de Assistência Estudantil.

No que diz respeito à gestão, foram criadas oito (08) novas coordenações pedagógicas para atender aos campi, além da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar. Foram implantadas as Coordenações dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nos 16 Campi e na Reitoria e realizada a contratação de Profissionais Especializados para atendimentos a estudantes com necessidades específicas que surtiram efeitos efetivamente positivos para o aumento dos indicadores.

 

Pesquisa de ponta: investimentos que refletem na permanência

Além do ensino, outra evidência do aumento da eficiência está relacionada às ações em pesquisa, tais como a execução de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC e PIBITI); implantação e atuação dos Espaços de Pesquisa e Inovação no Ifal, com a participação efetiva das/os estudantes como monitoras/es e oferta de cursos nesses ambientes, bem como desenvolvimento de projetos de inovação e o apoio às/aos pesquisadoras/es, possibilitando participação em eventos e publicação de artigos.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, esse resultado é fruto de ações e políticas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão e a pesquisa colaborou incentivando desde o processo investigativo, passando pelo empreendedorismo, visando também a inovação e a busca de soluções para problemas sociais a partir do Pibic/Pibiti.

“As ações de pesquisa têm sido um estímulo e motivação para a/o estudante permanecer no contraturno realizando projetos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo estimuladas/os a fazer ciência, promover o desenvolvimento do pensamento científico, despertar da vocação científica, além de oportunizar trabalhos que colaboram com o avanço nas áreas de tecnologia e ciência”, afirma Eunice.

O Ifal conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além dos recursos próprios, custeando essas bolsas. 

A pró-reitora destacou ainda que o Ifal conta com espaços inovadores que oferecem cursos de curta duração e são equipados com o mesmo padrão da indústria 4.0, sendo um estímulo à permanência das/os estudantes, bem como as políticas de apoio e auxílio à/ao pesquisadora/o, que facilitaram a participação em eventos científicos e tecnológicos de compartilhamento de conhecimento e troca de informações sobre as pesquisas e que possibilitam engajamento e ânimo das/os estudantes para concluir com êxito.

 

Extensão: relacionamento com a comunidade e mundo do trabalho fortalecem a permanência

Ações de extensão colaboraram com o aumento da eficiência acadêmica do Ifal. Podemos citar, entre as evidências do apoio extensionista, os programas e projetos, os núcleos de economia solidária, cursos de extensão, fortalecimento das empresas juniores, parcerias e feitos em relação ao mundo do trabalho. Essas ações, além de contribuírem de forma financeira, através da concessão de bolsas, auxiliam no processo ensino-aprendizagem.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, o fortalecimento de parcerias e convênios com empresas locais para oportunizar vagas de estágio e emprego são um estímulo à permanência e uma forma de concluir o curso.

 

Pessoas, Infraestrutura e Investimentos: áreas meio também colaboram com a eficiência

Embora possa não parecer clara a relação entre permanência da/o estudante com setores como gestão de pessoas, desenvolvimento institucional ou gestão, todas as áreas prestam serviços à comunidade escolar e acadêmica, contribuindo com a continuidade da trajetória estudantil.

A exemplo da valorização e qualificação de servidoras/es, ampliação e manutenção da infraestrutura, física e tecnológica, como equipamentos de lazer, convivência e laboratórios, ou mesmo captação de emendas parlamentares que injetam recursos ao orçamento do Ifal e possibilitam realizar investimentos de diversas ordens, favorecendo a permanência da/os estudantes.

 

Plataforma Nilo Peçanha

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) e apresenta informações sobre as unidades que a compõem, como cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros. É alimentada com informações do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo  Federal e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica  (Sistec) da Setec/MEC. 

Esta sexta edição reúne os dados acadêmicos e de gestão alcançados pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante o ano de 2023. Além disso, a apresentação dos indicadores da PNP foi atualizada e está mais dinâmica, contendo também novas informações acerca da Execução Orçamentária e do Desenvolvimento de Pessoal da Rede Federal.