Notícias
Ifal assina contrato com a Fundepes para realizar concurso de professores
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) oficializou a parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) para organizar o novo concurso público para docentes. A assinatura do contrato ocorreu nessa quarta-feira, 7, na Reitoria.
A previsão é que o edital, com a oferta de 52 vagas, seja publicado nos próximos dias. As inscrições devem começar ainda em janeiro, permitindo que a primeira etapa (provas objetivas e dissertativas) ocorra em março.
A assinatura contou com a presença do professor Zoroastro Neto, representando o reitor Carlos Guedes; do presidente da Comissão Permanente de Concursos (Compec) do Ifal, professor Clécio Santos; e de integrantes da Pró-Reitoria de Ensino e da Diretoria de Gestão de Pessoas.
Novidade na prova
Diferente do concurso de 2022, o novo edital trará uma mudança na primeira etapa. Além da prova dissertativa, os candidatos responderão a questões objetivas sobre Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica; Fundamentos da Administração Pública; Conhecimentos Socioeconômicos de Alagoas; e Conhecimentos Específicos da área. “Esse modelo com questões objetivas é um pedido antigo da comunidade. A gente ouviu o colegiado dos diretores”, explicou o professor Carlos Alberto dos Santos, integrante da Compec.
A partir da assinatura do contrato, a Fundepes e a Copeve ficarão responsáveis pelas inscrições e pela aplicação da primeira etapa do concurso. “Nós ficaremos responsáveis pela correção das questões dissertativas”, destacou Carlos dos Santos, acrescentando que o Ifal, por meio da Compec, também conduzirá a prova de desempenho didático, a prova de títulos, o procedimento de heteroidentificação e a validação das autodeclarações.
Vagas e áreas
O concurso público para professores ofertará 52 vagas e é considerado um dos maiores da história do Ifal. Serão 33 vagas destinadas à ampla concorrência, 13 vagas para pessoas negras (pretas e pardas), três vagas para pessoas com deficiência (PcD), duas vagas para pessoas indígenas e uma vaga para pessoa quilombola.
As vagas são para profissionais licenciados ou bacharéis em 31 áreas:
- Direito, Administração, Contabilidade, Logística e Segurança do Trabalho;
- Atendimento Educacional Especializado e Libras;
- Biologia, Física, Educação Física, Química, Matemática, Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
- Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa;
- Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Sistemas Biomédicos, Hidrologia e Topografia;
- Música (Clarinete, Saxofone, Regência, Trombone);
- Hotelaria e Medicina Veterinária.
Remuneração e benefícios
A remuneração inicial varia conforme o regime de trabalho e a titulação. O vencimento básico é de R$ 3.090,43, podendo chegar a R$ 13.288,85. Além disso, a remuneração pode ser acrescida de auxílio-alimentação (para 40h), auxílio-transporte, assistência pré-escolar e auxílio-saúde suplementar.
Onde acompanhar
O edital será publicado no portal da Copeve, onde serão realizadas as inscrições, e também no portal de Concursos do Ifal, onde a pessoa candidata vai poder acompanhar os resultados e as etapas da seleção.
