Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal assina acordo de Mobilidade Acadêmica entre Instituições Públicas de Ensino Superior de Alagoas

Programa resulta da mútua cooperação acadêmica e a integração entre Ifal, Ufal, Uneal e Uncisal

publicado: 21/02/2022 16h41, última modificação: 21/02/2022 16h48

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, foi recebido na manhã desta segunda-feira (21), pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, para formalização da assinatura do Acordo de Cooperação junto aos reitores Josealdo Tonholo, da Ufal, Henrique Costa, da Uncisal, e Odilon Morais, da Uneal, referente ao Programa de Mobilidade Acadêmica em Rede das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas (Promoac-AL).

A ação é fruto do trabalho desenvolvido pelo Fórum das Pró-reitorias de Ensino das IES Públicas de Alagoas (Forproen-AL), criado em março de 2020. O Fórum, composto atualmente pelos pró-reitores Cledilma Costa (Ifal), Amauri Barros (Ufal), George Souza (Uncisal) e Adenize Acioli (Uneal), tem mobilizado uma série de ações formativas no período da pandemia e em 2022 lança seu principal programa, o Promoac-AL. Os pró-reitores de Ensino e de Graduação que compõem o Forproen-AL também compareceram à solenidade, acompanhando os respectivos reitores de cada instituição.

Promoac-AL.jpgO programa permitirá ao estudante do Ensino Superior do Ifal cursar, de forma simultânea, componentes curriculares em sua instituição de origem e em uma ou mais instituições públicas de ensino superior participantes do Promoac-AL. O edital para o processo seletivo do Ifal será disponibilizado em breve, em atenção ao calendário acadêmico de cada campus.

Para o reitor Carlos Guedes, as instituições de ensino superior do Estado de Alagoas se encontram num momento singular em meio a um cenário de desafios e incertezas. “É impressionante a relação que conseguimos estabelecer, enquanto gestores das nossas instituições, independente de partidos políticos, junto a parlamentares das bancadas estadual e federal. O dia de hoje é de muita alegria, pois concretizamos mais uma ação em prol do fortalecimento da Educação Pública em nosso Estado, que resulta da parceria institucional estabelecida, da credibilidade de nossas ações e, principalmente, do poder de transformação efetiva que nossas instituições de ensino proporcionam na vida das pessoas”, afirmou o reitor.

As inscrições para o Promoac-AL serão via internet, por meio de formulário próprio previsto no edital de cada instituição participante, sendo o cronograma das etapas e prazos divulgados em seus sites oficiais. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados a partir do segundo período nos cursos da sua instituição de origem.