Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal assina acordo com EBC para emissoras de rádio educativas em três campi

Ifal assina acordo com EBC para emissoras de rádio educativas em três campi

por Anny Rochelly publicado: 07/12/2023 11h45, última modificação: 07/12/2023 11h57
Ministério da Educação (MEC)

A partir de 2024, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) terá três novas emissoras de rádio educativas, integrando a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em conjunto com os institutos federais. A cerimônia de assinatura de acordo foi realizada na tarde da última quarta-feira (06), no anexo do Palácio do Planalto, em Brasília/DF.

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, explica que foi um dia histórico, no qual a rede federal de educação profissional e tecnológica oficialmente fará parte da RNCP. “Essa ação fortalece a difusão da Comunicação no Ifal, principalmente em três mesorregiões do Estado: no litoral Norte, no Campus Maragogi, no litoral Sul, no Campus Penedo, e no sertão de Alagoas, no Campus Piranhas”, detalhou.

As emissoras irão oferecer informações para a comunidade acadêmica e população dos municípios onde serão instaladas, fortalecendo a cidadania, a educação e a comunicação pública. “A importância do rádio na vida das pessoas é inegável, e seu papel na sociedade continua a ser valorizado. O rádio é uma forma democrática de comunicação que está presente em todas as camadas da sociedade e o Ifal segue avançando nas ações de comunicação e de se aproximar cada vez mais da sociedade alagoana”, ressaltou.

Além do Ifal, mais 15 institutos assinaram acordo de cooperação com a EBC, totalizando 49 municípios brasileiros beneficiados com a concessão de rádios. A cerimônia reuniu a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, representando o Ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; a secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Sônia Faustino; a procuradora-geral Federal Adriana Venturini; o presidente da EBC, Jean Lima; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, além dos reitores dos institutos federais e da vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), Nilra Figueira.

A representante do Conif Nilra Figueira falou, em seu discurso, que espera que as emissoras de rádio fortaleçam a RNCP, destacando que o rádio ainda é um dos principais meios de comunicação no país. “Com esta ação, estamos firmando um compromisso maior com as populações mais interiorizadas, por meio da oferta de programação educativa, artística e cultural nessas cidades. Com isso, prevemos uma expansão do alcance da RNCP e a melhoria da educação do nosso país”, afirmou.