Notícias
Ifal Arapiraca leva música e poesia para a Bienal
Estudantes do Campus Arapiraca do Ifal estiveram na Bienal do Livro de Alagoas, nessa quinta-feira (26), para uma apresentação cultural que reuniu música e poesia. A atração integra o projeto Coletivo do Som, iniciativa que faz parte do programa de extensão Minha Comunidade.
O Coletivo do Som é coordenado pelo professor de sociologia, Sante Scaldaferri, e se vale da arte para interagir com pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial – Transtorno do município de Arapiraca.
Uma vez por semana, o docente e os alunos promovem círculos de convivência com os pacientes que estão em tratamento devido a algum transtorno mental.
“Lidamos com pacientes esquizofrênicos, depressivos e a partir da música e da poesia proporcionamos a eles formas de interação”, explicou o professor.
O estudante de Informática, Luiz Aguiar, é um dos integrantes do projeto e relatou que a experiência no Coletivo do Som o ajudou a desmistificar preconceitos. “Ao se deparar com uma pessoa com transtorno mental, o sentimento de muitas pessoas é de pena ou de repulsa por considerar que o outro é louco. Participar do projeto me fez encarar a realidade de modo diferente”, disse Luiz que toca violão, cavaquinho e pretende seguir a carreira profissional de psicólogo.
Devido ao talento dos estudantes, a atuação do projeto foi além e eles são sempre convidados a se apresentarem em outros locais. “Por isso, estamos aqui na Bienal para compartilhar o nosso trabalho”, disse o professor.