Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Arapiraca celebra certificação do primeiro estudante com autismo
conteúdo

Notícias

Ifal Arapiraca celebra certificação do primeiro estudante com autismo

Alunos do campus concluíram os cursos técnicos integrados ao ensino médio com cerimônias marcadas por homenagens

por Elaine Rodrigues publicado: 22/02/2020 14h35, última modificação: 22/02/2020 14h37

Beca, capela, canudo. O tão esperado dia chegou para 99 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, que terminaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no fim de 2019. Nas cerimônias de certificação, ocorridas nos últimos dias, muitas homenagens e uma em especial: ao primeiro estudante diagnosticado com autismo que concluiu o curso no Campus Arapiraca.

Felipe durante as aulas de InformáticaFelipe Oliveira Salgueiro, 18, mora com a família em São Sebastião, município que fica a cerca de 30 quilômetros de distância de Arapiraca. Aos nove anos, foi diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, nos graus leve a moderado. Aos 14 anos ingressou no Ifal e, em quatro anos (período regular antes da reestruturação do curso para três anos), ele cursou todas as disciplinas sem reprovação, participando também de projetos, esportes e demais atividades ofertadas no campus. Na cerimônia de certificação, Felipe recebeu o certificado de técnico em Informática, integrado com o ensino médio.

Felipe Salgueiro no dia da cerimônia da certificaçãoFelipe entra para a história do campus no capítulo da inclusão. Ele foi homenageado pela turma durante o discurso e a conquista é motivo de orgulho para servidores, terceirizados e, principalmente, para os pais, a pedagoga Rejane Salgueiro e o professor de História Valdir Salgueiro. Os dois atuam na Educação de São Sebastião e sempre acreditaram no potencial e na força de vontade de Felipe.

“Ele sempre estudou em escola pública. Teve dificuldades, mas demos suporte e ele conseguiu. Agora está se preparando para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Ele quer ser paleontólogo, mas para isso precisa cursar uma área, como Biologia, para depois fazer especialização”, explica a mãe.

Felipe Salgueiro com os pais e Luiz FernandoDurante o tempo em que passou no Ifal, Felipe teve a companhia diária e o auxílio de Luiz Fernando França, um amigo da família que trabalha na instituição. “A instituição o acolheu com a sensibilidade necessária, procurando oferecer condições para que ele conseguisse estudar. Toda a instituição acabou se envolvendo, isso nos quatro anos, e a gente não teve nenhuma dificuldade. O Ifal abriu as portas com as condições necessárias pra ele”, ressalta o pai, que fez um agradecimento especial a todos da instituição durante a cerimônia de certificação.

E para quem tem dúvidas sobre a inclusão, ele reforça: “é possível. As dificuldades existem, as deficiências existem, mas a gente não pode encarar as deficiências como um ‘não’. A deficiência limita, mas dando as condições necessárias, o avanço acontece. Felipe é a prova disso. Deu um passo a mais e conseguiu terminar o Ifal. Muitas pessoas neurotípicas não conseguem nem entrar, muitos que entram desistem. Mas ele, mesmo com uma dificuldade, conseguiu superar e foi até o fim”.

Certificações

Cerca de cem estudantes concluíram os cursos técnicos e receberam os certificadosNas cerimônias dos estudantes do Campus Arapiraca que concluíram os cursos técnicos de Informática e Eletroeletrônica em 2019 não faltaram recordações sobre as aulas, atividades e as experiências vividas com amigos, colegas de sala, professores e demais servidores do Ifal.

Muitos professores foram homenageados pelas turmas e a homenagem também foi feita ao técnico de laboratório, José Irineu Ferreira Júnior, que foi aluno do campus. “Quando ingressei como aluno, não sabia o que era o Ifal, nem conhecia o curso de Eletroeletrônica. Mas esta instituição prepara o aluno para ser um profissional qualificado, prepara para o nível superior, prepara o aluno também para a vida”. E completou: "Continuem assim dedicados, a formação técnica de vocês não ficará perdida, certamente os ajudará em algum momento durante a vida. Aproveitem todas as oportunidades e enfrentem os desafios, porque é pelo esforço que vocês se tornarão grandes na sua profissão".

Cerca de cem estudantes concluíram os cursos técnicos e receberam os certificadosCerca de cem estudantes concluíram os cursos técnicos e receberam os certificadosHomenagens foram feitas durante a cerimônia


Fábio Ribeiro, agradecendo o empenho de quem atuou e atua na instituiçãoEste ano, o Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, completa dez anos ofertando educação pública, gratuita e de qualidade. Encerrando a última das três cerimônias de certificação, o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, agradeceu todo o empenho de quem atuou e atua para transformar vidas pela educação. “O Ifal em Arapiraca é uma instituição que já é referência naquilo que faz. Esta instituição de excelência é a melhor escola pública do estado de Alagoas, por três anos consecutivos. Todo esse trabalho que hoje aparece é o resultado de um esforço enorme dessa gente que trabalha na instituição. Tudo isso para dar a vocês [então alunos] uma educação de excelência. Para que vocês pudessem sair daqui hoje com uma marca, a marca da qualidade, do esforço e da perseverança”.

Cerca de cem estudantes concluíram os cursos técnicos e receberam os certificadosE a jornada só foi concluída por quem superou as dificuldades. “Todos temos uma história de vida para contar e cada um sabe o quanto foi difícil chegar até aqui. A alegria no dia em que recebemos a notícia da aprovação no Ifal, o orgulho dos pais e a felicidade da nossa primeira conquista renova seu ciclo aqui, com uma nova fase, onde cada um escolheu um caminho a trilhar. A partir de hoje, a mudança começará a acontecer novamente. Seremos futuros técnicos, engenheiros, médicos, professores e tantas outras profissões. Mas eu espero que daqui a dez anos, quando nos encontrarmos na rua novamente, nos lembremos de todos esses momentos. Boa sorte a todos nós, o mundo é nosso”, disse o estudante Carlos Matheus Esperidião, durante o discurso.

registrado em: