Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal aprova proposta em edital nacional e vai beneficiar negócios afetados pela pandemia

Sete projetos da instituição receberão recursos do Programa IF Mais Empreendedor Nacional

por Roberta Rocha publicado: 06/05/2021 17h40, última modificação: 06/05/2021 17h45

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal recebeu, na última quarta-feira (5), a notícia da aprovação da sua proposta institucional na Chamada Pública nº05/2021 do Programa IF Mais Empreendedor Nacional. O resultado final da seletiva está disponível neste link

Com a aprovação, sete projetos de extensão tecnológica do Ifal receberão recursos de até R$ 20.700,00, cada, para atender Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais afetados negativamente pela pandemia de Covid-19. Essas iniciativas, oriundas dos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Maceió, Palmeira dos Índios, Piranhas e Satuba, foram selecionadas previamente pela Pró-reitoria de Extensão do instituto, por meio de edital interno, e compuseram uma proposta única do Ifal no certame nacional.

De acordo com Eugênio Bastos da Costa, coordenador institucional de Extensão Tecnológica, serão beneficiados, no mínimo, 35 empreendimentos pelo período de 6 meses, a partir do próximo mês de junho. "Todos os projetos serão realizados de forma totalmente remota, através de um Ambiente Virtual de Participação - AVP. O grande desafio foi elaborar o edital interno, fazer ampla divulgação e avaliar os projetos em tempo hábil, pois também estávamos seguindo os prazos do edital nacional", comenta.

Confira a lista de projetos do Ifal selecionados para o IF Mais Empreendedor Nacional.

O Programa IF Mais Empreendedor - Trata-se de uma articulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) com foco no atendimento, apoio e orientação a empreendimentos locais prejudicados pela pandemia.

Servidores e estudantes bolsistas dos projetos aprovados em institutos federais de todos o país irão atuar em ações de remodelagem de negócios para os empreendimentos acompanhados.

Como participar - No Ifal, o Campus Piranhas está com edital aberto para selecionar empreendimentos agrícolas no Sertão Alagoano aptos a receberem assistência tecnológica por meio de práticas ligadas à agricultura irrigada, uso econômico e sustentável de insumos agrícolas, técnicas de cultivo e da administração rural.

Para concorrer, é necessário possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e se inscrever até 12 de maio no endereço eletrônico https://forms.gle/GL5AGQNnkHfb4PC86. As dúvidas sobre os certames podem ser encaminhadas para o e-mail extensao.piranhas@ifal.edu.br ou pelos telefones (82) 2126.6430/6431. Saiba mais.

Já em Satuba, o edital em vigor é para selecionar bolsistas. As inscrições ocorrem até 9 de maio, às 12h, e podem se candidatar estudantes do Ifal nos cursos de Administração, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Informática para internet e Laticínios. Saiba mais.