Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal aprova projetos institucionais do PIBID e Residência Pedagógica em editais da Capes

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 12/08/2022 15h09, última modificação: 12/08/2022 15h09

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conseguiu a aprovação de dois projetos institucionais no âmbito da formação de docentes, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Residência Pedagógica (PRP), ambos vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os Projetos Institucionais do Ifal foram submetidos no mês de junho, nos Editais 23/2022/PIBID/CAPES e 24/2022/PRP/CAPES, incluindo, em suas propostas, todos os cursos de licenciatura da Instituição, nas cinco áreas formativas (Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática e Química), tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância.

O resultado preliminar dos editais foi divulgado na última quarta-feira (10/08), indicando as várias Instituições de ensino superior que tiveram projetos aprovados. A execução deverá ser realizada ao longo de 18 meses, com início previsto entre setembro e novembro de 2022, mediante editais internos das instituições, que irão selecionar os docentes das escolas de educação básica e os estudantes das licenciaturas que integrarão os dois Programas.

O Projeto Institucional do Ifal submetido no edital do PRP garantiu a 47ª posição, de 234 vagas ofertadas pela Capes para as IES de todo o país. Já no edital de seleção do Pibid, o Projeto Institucional do Ifal conquistou a 52ª vaga, das 250 ofertadas, nacionalmente, pela Capes.

Após o resultado final dos dois processos seletivos, previsto para o início de setembro, o Ifal lançará seus editais internos, com ampla divulgação para a comunidade que será contemplada.

Para a professora Cledilma Costa, Pró-reitora de Ensino e Reitora Substituta, o resultado obtido pelo Ifal junto aos editais da Capes para ações de fomento à formação  inicial e continuada de professores “representa o fortalecimento, a consolidação e a importância dos cursos de licenciatura presenciais e a distância, oferecidos por nossa instituição”.

A reitora substituta e pró-reitora de Ensino destaca ainda o compromisso e a qualidade do trabalho das equipes do Pibid e PRP do Ifal.

“Reconhecemos e agradecemos a competência, o compromisso e o empenho do/as professores/as que compõem as equipes do Pibid e do Residência Pedagógica, num trabalho coordenado pelo professor Fábio José dos Santos e pela professora Maria Aparecida Silva, respectivamente, no alcance dessa importante conquista para o Ifal e para o nosso Estado”, conclui Cledilma Costa.

Pibid e Residência Pedagógica

O Pibid tem como objetivo a inserção de estudantes de licenciatura que estejam na primeira etapa de sua formação. O Programa visa a vivência do ambiente escolar na educação básica, cujas atividades desenvolvidas podem ser aproveitadas na integralização das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento.

O PRP destina-se a estudantes licenciandos que estão na segunda etapa de sua formação, com objetivo de inseri-los no contexto da escola de educação básica, por meio de atividades de ambientação nesse espaço e de regência do processo de ensino e aprendizagem. As ações podem equivaler, no Ifal, a parte da carga horária de Estágio Curricular Supervisionado, bem como a parte das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA), previstas nos projetos pedagógicos dos cursos.