Notícias
Ifal apresenta resultado de 53 pesquisas durante o Connepi em Belém
Connepi
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentou os resultados de 53 trabalhos frutos de projeto de pesquisa e inovação tecnológica durante a programação do 14º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).
O Ifal esteve presente nas quatro sessões de pôsteres que foram programadas. Participaram 44 estudantes, além de servidoras/es e docentes das apresentações. Entre ele,s o professor Lauro Pereira, que acompanhando a arguição do seu orientando, foi convidado para ministrar uma aula no curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho do IFPA, campus Ananindeua.
“A professora Ana Cláudia, do IFPA, Campus Ananindeua, estava questionando meu orientando sobre o uso dos recursos metodológicos utilizados nas análises dos dados da pesquisa. Nesse momento, resolvi intervir e ajudar na explicação. O diálogo fluiu para além da pesquisa. Para minha surpresa ela estava me "entrevistando", comentou o professor Lauro em tom de reconhecimento.
Devido a afinidade formativa e profissional entre os docentes, o convite foi feito para que nesta quinta-feira (29), Lauro visitasse o campus e ministrasse a palestra intitulada "Empreendendo as Relações e a Qualidade de Vida no Trabalho", para as turmas de Especialização em Segurança do Trabalho e Especialização em Tecnologias Educacionais.
Ifal no Connepi
A comitiva do Ifal reúne cerca de 70 pessoas e além da participação na programação geral e de apresentação de trabalho, o Instituto de Alagoas compôs a agenda oficial com outras atividades.
O reitor Carlos Guedes esteve presente na reunião do Colégio de Dirigentes do IFPA, agenda presidida pela reitora Ana Paula Palheta. Na ocasião, o reitor representou também o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e abordou temas como orçamento e expansão da Rede.
O Ifal ofereceu a palestra Expansão da Rede Federal e o uso da Inteligência Artificial, proferida pelo professor e chefe de gabinete do Ifal, Zoroastro Neto, e pela professora e coordenadora do Espaço 4.0 de Arapiraca, Renata Pereira. A palestra estava lotada e tinha como objetivo fazer um resgate do processo de expansão da Rede Federal e apresentar os desafios de fazer educação e gestão em tempos de Inteligência Artificial.
Além disso, um grupo de servidoras/es e discente do Ifal realizaram uma visita técnica ao Parque de Ciência e Tecnologia de Guamá. O principal objetivo da visita foi conhecer as instalações e as iniciativas de inovação e empreendedorismo desenvolvidas no Parque Tecnológico. A comitiva foi composta pela Eunice Palmeira, pró-reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação (PRPPI), Marcos Charles, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), Tâmisa Ramos, Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Marechal Deodoro, Josimar Barbosa, técnico do campus Coruripe e a Odara Luiza, discente do campus Satuba.
O Ifal também compôs a banca avaliadora da Mostra Tecnológica, sendo representado pela professora Adriana Thiara Oliveira, que avaliou dois dos 16 projetos que fazem parte da exposição de iniciativas inovadoras promovidas pelos IFs do Norte e Nordeste.
Eunice Palmeira também esteve presente na reunião do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), que ocorreu na Sala Xingu, do Hotel Sagres. As lideranças discutiram o regulamento do Connepi. Enquanto isso, Marcos Charles participava do Fórum dos Núcleos de Inovação e Tecnologia do Norte-Nordeste, no Connepi.
CONNEPI
A edição de 2024 conta com a presença de 18 Institutos Federais do Norte e Nordeste, mais de 1.000 trabalhos e 6.000 inscritos. O Connepi se propõe a ser um espaço de diálogo, troca de experiências e disseminação do conhecimento em diversas áreas, divididas em nove grandes temas que abrangem desde Ciências Exatas e da Terra até Linguística, Letras e Artes, passando por Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, entre outros. Nesta edição, o Connepi inova com o painel "Meninas nas Ciências”. A programação do evento segue até esta quinta-feira (29), com palestras, cursos e debates no campus Belém e no Hotel Sagres.