Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal adota PIX como opção de pagamento para bolsas e auxílios estudantis

Ifal adota PIX como opção de pagamento para bolsas e auxílios estudantis

por Elaine Rodrigues publicado: 07/03/2024 13h24, última modificação: 07/03/2024 13h24

A rapidez e a praticidade do PIX devem beneficiar os estudantes do Instituto Federal de Alagoas. A Pró-Reitoria de Administração, por meio da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), enviou orientações para que os dirigentes de áreas acadêmicas e administrativas possam adotar o PIX para o pagamento de bolsas e auxílios estudantis.

De acordo com o diretor de Orçamento e Finanças, Maurício Menezes, o PIX traz muitas vantagens. Para os discentes, o crédito é instantâneo na conta cadastrada. “Pelo pagamento tradicional, o crédito é disponibilizado apenas no dia útil seguinte ao da realização da transação”, explica Maurício Menezes. E para as áreas acadêmicas e administrativas, o PIX pode reduzir ocorrências de pagamentos devolvidos pelos bancos por inconsistências com as contas bancárias, o que facilitaria o processo de trabalho das áreas envolvidas.

As orientações para dirigentes das áreas acadêmicas e administrativas da instituição foram enviadas por meio de um memorando circular nessa terça-feira, 5. A Proad informa que a chave PIX deve ser, obrigatoriamente, o número do CPF do discente. Outras questões técnicas, como o detalhamento da opção em editais de seleção do Ifal e as etapas para a geração da ordem bancária também estão descritas. “As áreas responsáveis pela elaboração da folha de pagamento dos alunos e as áreas responsáveis pelos pagamentos (finanças) devem observar as orientações operacionais constantes no memorando circular”, destacou Maurício Menezes.

Confira as orientações do memorando circular.