Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal adere ao Programa do Governo Federal, Pé-de-Meia

Ifal adere ao Programa do Governo Federal, Pé-de-Meia

Alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio poderão receber incentivo financeiro federal
por Jhonathan Pino publicado: 22/02/2024 09h21, última modificação: 22/02/2024 09h21

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) formalizou a adesão da instituição no Programa do Governo Federal, Pé-de-Meia. A assinatura do Termo de Compromisso ocorreu nesta quarta-feira (21), após reunião da Pró-reitoria de Ensino com membros do Ministério da Educação (MEC).

O programa prevê um incentivo financeiro aos alunos matriculados no ensino médio das redes públicas, com base em informações de matrícula e de frequência escolar. Podem participar dele estudantes que tenham entre 14 e 24 anos; que sejam integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).Informações de valores do Pé-de-meia, por aluno.png

Os beneficiados receberão uma parcela de R$ 200,00 no ato da matrícula no Ensino Médio; R$ 1.800,00, em nove parcelas, caso tenham cumprido a frequência mínima de 80% das aulas, ao longo do ano letivo; um montante de R$ 1 mil ao término do Ensino Médio e mais R$ 200,00, caso realize as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao longo dos três anos, serão somados mais R$ 3.200,00 por meio de uma poupança criada na Caixa Econômica Federal.

No Ifal, serão beneficiados estudantes de todos os campi, matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que sejam integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.Cledilma Costa e a diretora Articulação do Ensin, Patrícia Borsato, em reunião com o Ministério da Educação.jpeg

A pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, salienta que entre os objetivos do Pé-de-Meia estão democratizar o acesso dos jovens ao ensino médio e estimular a sua permanência; mitigar os efeitos das desigualdades sociais; reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar; contribuir para a promoção da inclusão social pela educação; promover o desenvolvimento humano, com atuação sobre determinantes estruturais da pobreza extrema e de sua reprodução intergeracional, além de estimular a mobilidade social.

“Compreendemos que esses objetivos estão intimamente relacionados com a missão e com os objetivos estratégicos do Ifal, sendo assim, o programa traz um incentivo financeiro-educacional, que se destina prioritariamente à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados/as nos nossos cursos integrados ao ensino médio, contribuindo com a oferta de educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada”, observou a gestora.