Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal abre inscrições para 2ª Olimpíada Biodingo
conteúdo

Notícias

Ifal abre inscrições para 2ª Olimpíada Biodingo

As inscrições começam no dia 5 de fevereiro e estão abertas para estudantes de todos os 16 campi
publicado: 29/01/2026 09h04, última modificação: 29/01/2026 09h04

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

No dia 5 de fevereiro começam as inscrições para a 2ª Olimpíada Biodingo, uma competição científica de abrangência estadual voltada exclusivamente a alunos regularmente matriculados no ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A participação é gratuita e abrange todas as unidades da instituição. Os interessados têm até o 10 para realizar suas inscrições, por meio da plataforma Biodingo (www.biodingo.com.br).

Ao acessar o site, o estudante deverá realizar um cadastro informando nome completo e e-mail (recomenda-se o uso do e-mail institucional) e uma senha de acesso. 

A competição tem como objetivos principais incentivar a compreensão da importância da Biologia, auxiliar na preparação para futuros exames de seleção e promover o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Além disso, a iniciativa foca no letramento, na alfabetização e na popularização científica, busca garantir uma competição justa e inclusiva, ao mesmo tempo em que promove a utilização da plataforma Biodingo como ferramenta de aprendizado.

De acordo com o edital, a prova da 2ª Olimpíada Biodingo também será realizada no período de 5 a 10 de fevereiro de 2026. O exame abordará oito conteúdos principais: Evolução e Classificação; Organismos; Fisiologia Humana; Herança Mendeliana; Genética Molecular; Biotecnologia; Células e Tecidos; e Ecologia. Cada tema contará com cinco questões objetivas que deverão ser respondidas uma única vez, totalizando 40 questões. Além do número de acertos, será contabilizado o tempo de acesso até o envio de cada conteúdo, dado que será utilizado para a composição da nota em casos de desempate.

Segundo o cronograma oficial, a divulgação do gabarito provisório ocorrerá no dia 11 de fevereiro, com o prazo para contestação aberto até o dia 12 de fevereiro. A publicação do gabarito definitivo está prevista para o dia seguinte, 13 de fevereiro, e o resultado final da competição será anunciado no dia 15 de fevereiro.

Para mais informações acesse o edital, clicando aqui.

Premiação 

Todos os alunos com nota maior que 0,0 receberão Certificado de Participação na II Olimpíada Biodingo, enviado via e-mail pessoal de cadastro na plataforma. As 10 medalhas de ouro serão divididas da seguinte forma entre participantes e categorias:

● 3 medalhas de ouro para os três maiores colocados em média geral;

● 1 medalha de ouro para o aluno de maior colocação que esteja no primeiro ano do curso;

● 1 medalha de ouro para a aluna de maior colocação;

● 1 medalha de ouro para o aluno autodeclarado negro de maior colocação;

● 1 medalha de ouro para o aluno autodeclarado indígena de maior colocação;

● 1 medalha de ouro para o aluno autodeclarado morador de grota/favela de maior colocação;

● 1 medalha de ouro para o aluno autodeclarado morador de zona rural de maior colocação;

● 1 medalha de ouro para o aluno PcD (Pessoa com Deficiência) de maior colocação.

Além dos 10 alunos contemplados com medalhas de ouro, 3% dos alunos com as melhores notas farão jus a medalha de prata e 6% dos alunos a medalha de bronze.

Competição realizada pelo Ifal

A Olimpíada é fruto de dois projetos desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI). O primeiro deles é um projeto de bolsas de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), sob o edital nº 06/2024, intitulado “Olimpíada Biodingo: Utilização do sistema virtual web de aprendizado Biodingo como promotor de uma olimpíada de Biologia no Instituto Federal de Alagoas”. O segundo é vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), edital nº 05/2024, com o título “Estruturação do Polo Olímpico FIRST para divulgação de olimpíadas de conhecimento e popularização científica”.