Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal abre consulta pública sobre retorno gradual e escalonado às atividades presenciais

Formulários estarão disponíveis para servidores, estudantes e seus responsáveis até 30 de agosto

por Roberta Rocha publicado: 20/08/2021 11h23, última modificação: 20/08/2021 20h22

Com o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica e avaliar as condições de cada segmento para a volta às aulas presenciais, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal inicia, nesta sexta-feira (20), a consulta pública sobre o retorno às atividades presenciais na instituição, que deve ocorrer de forma gradual e escalonada.

A pesquisa estará disponível até 30 de agosto e contempla quatro públicos: docentes, técnicos administrativos, estudantes e pais ou responsáveis. O acesso ao questionário está vinculado aos sistemas eletrônicos oficiais da instituição.

No caso de estudantes maiores de 18 anos, de mães, pais e responsáveis pelos estudantes menores de idade e de docentes, a consulta será feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Já para os técnicos administrativos, é possível responder por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - Sipac ou do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação Básica do Ifal, Patrícia Borsato, os estudantes têm o acesso ao SIGAA viabilizado a partir da matrícula, sendo possível afirmar que todo o alunado já possui login e senha para utilizar o sistema. Nesse sentido, mães, pais e responsáveis de menores podem responder à consulta a partir do acesso dos filhos menores de idade ao SIGAA.

Independente do segmento, só é possível responder o questionário uma única vez. Entre as questões abordadas, estão a forma como ocorre o deslocamento para a instituição, a convivência doméstica com pessoas do grupo de risco e a situação vacinal do público. "O levantamento das diferentes perspectivas e realidades dos servidores, estudantes, pais e responsáveis no momento atual da pandemia vai servir de subsídio para delinear um panorama de retorno gradual e escalonado das atividades presenciais, isto é, feito por grupos prioritários, aos poucos", destaca Patrícia Borsato.

O Ifal suspendeu as aulas presenciais em 18 de março de 2020, em decorrência do avanço da pandemia do coronavírus, mas em agosto do mesmo ano passou o adotar o modelo de ensino remoto emergencial. Agora a instituição planeja a retomada presencial das atividades acadêmicas, com atenção à segurança da comunidade escolar e aos protocolos sanitários exigidos.

A ideia de estabelecer esse canal de escuta para auxiliar uma tomada de decisão coletiva sobre a retomada foi anunciada em nota pelo reitor Carlos Guedes, na última sexta-feira (13), e elogiada nas redes sociais da instituição. Confira o documento.