Notícias
Ifal abre consulta pública para atualizar Código de Ética
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abriu uma consulta pública para atualizar o Código de Ética da instituição. A comunidade acadêmica pode contribuir com sugestões de alteração e inclusão em capítulos do documento até o dia 25 de julho. A minuta foi elaborada pela Comissão de Ética do Ifal, com base nos normativos vigentes, e inclui temas mais atuais, como condutas em redes sociais, assédio, discriminação, além do recebimento de brindes e presentes, entre outros.
A presidente da Comissão de Ética, Lucielma Semião, contou que o grupo identificou a necessidade de incorporar novas questões ao código, especialmente sobre o comportamento em redes sociais e situações de discriminação, questões em evidência, que podem gerar desvios éticos por parte dos servidores.
Para contribuir com a atualização do Código de Ética e torná-lo moderno e colaborativo, a consulta pública é totalmente online e podem participar servidores, estudantes, estagiários, colaboradores e terceirizados. Todas as opiniões, sugestões ou críticas são bem-vindas e podem ser feitas por este formulário eletrônico, mediante o uso do e-mail institucional ou do setor.
‘’É importante responder a consulta porque estamos atualizando o código atual, que está em vigência há quase dez anos, assim, é importante que a comunidade revisite o texto atual e colabore com sugestões, contribuindo para o desenvolvimento da ética na instituição’’, ressaltou Lucielma Semião.
Após as sugestões e observações encaminhadas, a Comissão de Ética do Ifal fará ajustes para a versão final, que será enviada ao Conselho Superior do Ifal.
*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.