Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Homenagens e emoção marcam formatura de Engenharia Civil no Ifal Palmeira

Homenagens e emoção marcam formatura de Engenharia Civil no Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 11/10/2019 12h41, última modificação: 14/10/2019 16h39

Sem dúvidas, os principais obstáculos que enfrentei ao fazer o curso de Engenharia Civil foram ficar longe da minha família e convencer meus pais de que eu teria sair de casa”, relata a estudante Cícera Fernandes, de 25 anos. A realidade de Cícera confunde-se com a de milhares de brasileiros que na busca por um lugar ao sol, deixam cedo a casa dos seus pais. Ontem, ela vivenciou a prova de que o esforço valeu a pena, afinal a quinta-feira, 10/10, marcou o dia de sua colação de grau em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios.

20191010_205211.jpgEm uma solenidade concorrida no auditório do campus, 24 alunos das turmas 2018.2 (Jackson Pedrosa) e 2019.1 (Jesimiel Pinheiro) colaram grau. Compuseram a mesa da cerimônia: o diretor-geral do Ifal Palmeira, Roberto Fernandes; o diretor de ensino, Israel Crescêncio; o coordenador do curso, Fernando Nascimento; a professora e patronesse, Sheyla Marques; o paraninfo e docente, Guilherme Viana; e os professores: Jesimiel Pinheiro e Jackson Pedrosa, que “emprestaram” seus nomes às turmas.

Durante a colação, o diretor-geral, que também foi professor dessas turmas, não escondeu a emoção e lembrou da responsabilidade que eles terão daqui por diante. “Como professor, fico emocionado, mas com a certeza de que vocês são exclusivos e serão a nossa vitrine no mundo afora. Lembrem-se de que as responsabilidades são maiores, mas todos vocês estão prontos para encará-las, pois têm conhecimento técnico e foram preparados para tal missão”, disse o gestor.

20191010_210408.jpgA oportunidade foi de fazer uma devida homenagem também aos professores que fizeram parte da mesa, além dos técnicos administrativos, Zenilton Quaremos e Marcos Granja.

Dever cumprido

Cícera Fernandes tem uma história antiga com o Ifal. Antes de cursar Engenharia Civil, ela fez o curso técnico em Segurança do Trabalho, fase de sua vida em que foi influenciada pelos professores a fazer a graduação. Cícera saiu de casa cedo, mas hoje tem a convicção de que o esforço foi necessário e hoje ela colhe os frutos.

20191010_205740.jpgJesimiel foi um desses docentes quem me inspirou. Ele me incentivou a fazer Engenharia e foi então que descobri minha paixão pela área. Por morar em um sítio, tive que me mudar para Palmeira dos Índios, pois ficava muito cansativo ter que ir e voltar todos os dias. Através de muita insistência, consegui o apoio dos meus pais e hoje estou aqui”, lembra a formanda que chegou a estagiar em duas empresas durante a graduação.

Quem também saiu de sua cidade na busca pela realização de um sonho foi Victor Farias, 23 anos. O jovem morava no município de Girau do Ponciano e viu no Ifal Palmeira a chance de cursar o nível superior. Durante sua vida acadêmica, o engenheiro lembra que abraçou todas as oportunidades proporcionadas pela instituição.

O curso não é fácil! Foram cinco anos de muito esforço e dedicação. Inicialmente, eu fui monitor por dois anos, depois eu fiz mais dois anos de pesquisas com o professor, Luciano Queirós. Tanto ele quanto Sheyla são minhas inspirações por todo o trabalho desempenhado no campus”, ressalta Victor, que tem como pretensão tanto atuar na área, como tentar o mestrado.

Reconhecimento

O curso de Engenharia Civil é bastante conhecido no estado, devido à relevância de suas pesquisas produzidas. Além de ser destaque nacionalmente e internacionalmente, através da realização de trabalhos desenvolvidos por docentes e estudantes do curso. No ano passado, por exemplo, Engenharia Civil levou nota máxima em dois indicadores do Ministério da Educação (MEC): o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo considerado o 3º melhor curso de Engenharia Civil do país.

Sua matriz curricular é composta por 10 períodos e engloba disciplinas de cálculo, geologia, estruturas, ética, entre outras. Com carga horária total de 4.314 horas, o curso tem como objetivo possibilitar uma formação ao engenheiro que lhe permita desenvolver e aplicar conhecimentos e saberes inovadores como também a leitura e interpretação dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais.

foto2.jpg

registrado em: