Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vídeo do Ifal aborda projetos de gênero da instituição

Vídeo do Ifal aborda projetos de gênero da instituição

Produção faz alusão ao Dia da Mulher

por Roberta Rocha publicado: 08/03/2021 16h12, última modificação: 09/03/2021 17h15

Nesta segunda-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, começou a circular nas redes sociais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal o vídeo elaborado pelo Departamento de Comunicação em homenagem à ocasião. A produção dá visibilidade a projetos desenvolvidos na instituição na área de gênero e nos quais mulheres conduzem as atividades.

À esquerda, de preto, professora Elaine Rapôso reúne participantes do projeto na Bienal do Livro de Alagoas

Coordenado pela professora de Língua Portuguesa Elaine Rapôso, o projeto de ensino Leia Mulheres Marechal Deodoro é um dos presentes na gravação e foi apresentado pela bolsista Emilly Amorim. A estudante explicou a importância do grupo, que integra um movimento nacional de valorização da autoria literária feminina, e enfatizou como a realização de encontros para discutir as obras escritas por mulheres amplia o repertório cultural de quem participa. "A cada debate, vamos conhecendo novas escritoras, novas histórias de vida e superação", disse.

Além de Emilly e da docente responsável, a egressa do Campus Marechal Maria Rosane também atua na mediação dos debates do Leia Mulheres MD.

Reunião virtual do projeto de extensão Mulheres na InformáticaNa área de extensão, o vídeo comemorativo do Ifal contemplou o projeto do Campus Palmeira dos Índios Mulheres na Informática, ação voltada a incluir jovens mulheres no aprendizado de diversos ramos da computação. A professora de    Informática Alana Viana Neo é orientadora da proposta e explicou detalhes da concepção e da finalidade das atividades. Além dela, atuam no Mulheres na Informática os discentes Karolinny Oliveira, Maria Vitória Melo  e José Brunno Santos, e o coordenador do projeto e professor de Informática do campus, Higor Cabral.

O projeto de pesquisa "Interseccionalidades entre gênero, raça e classe em tempos de pandemia: histórias entre forças de sujeição e táticas de insubmissão" também ganhou espaço na homenagem institucional ao Dia das Mulheres. Oriundo do Campus Maceió, o estudo conta com a coordenação da docente de Psicologia Veridiana Chiari Gatto e a colaboração do professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte Tailor Alves Cabral e da bolsista Thayná Rose Silva, graduanda em Turismo na unidade de ensino

Reunião virtual da equipe envolvida na pesquisa sobre inteseccionalidades de gênero, raça e classe na pandemia"Esse projeto é extremamente relevante porque ele vai considerar que, a depender dos marcadores sociais de opressão, a pandemia pode ser vivida de uma forma muito mais perversa por alguns grupos que por outros", explicou Veridiana, sobre a investigação.

Mulheres divulgando mulheres - Responsável pela elaboração da campanha do Dia da Mulher, o Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal tem a força de trabalho feminina na maior parte de sua composição. Em relação a profissionais em atividade ocupando o cargo de jornalista, por exemplo, as mulheres representam 66,6% desse núcleo, sem contar a vaga ocupada no cargo de Relações Públicas e a própria chefia do setor.

À frente da ações de divulgação da instituição, Melissa Menezes considera a equidade de gênero necessária para garantir cada vez mais representatividade feminina nos múltiplos setores. "O desafio da multijornada feminina só se acentua com o passar dos anos. À medida que galgamos espaços importantes, aumentam os desafios para permanecemos neles. Na prática, questões como a maternidade e o exercício no lar demonstram que a mulher precisa lidar com outros cenários de produção que exigem igual dedicação, assim como acontece no ambiente profissional", comentou.

As adversidades mencionadas pela gestora podem ser ainda maiores quando se trata de uma área de atuação tradicionalmente marcada pela ausência feminina, como no caso do audiovisual. A jornalista Acássia Deliê, responsável pela direção, edição e animação do vídeo comemorativo ao 8 de março, tem desbravado essa área e tenta superar os desafios impostos.

Jornalista Acássia Deliê"O mundo do trabalho audiovisual, como tantos outros outros, ainda é formado majoritariamente por equipes masculinas, especialmente nos cargos de direção e operação de equipamentos. O reconhecimento também é normalmente direcionado aos homens. A forma de trabalhar ainda é, de modo geral, baseada nos modelos criados por homens. Mas tudo isso vem sendo questionado e nós, mulheres, temos alcançados conquistas importantes nesse processo. Hoje é uma data para lembrar disso. Fico feliz que, dentro do Ifal, eu possa trabalhar num ambiente liderado por uma mulher, com espaço aberto para a criatividade, para fazer essa mistura interessante entre arte e comunicação", apontou.

Assista às mulheres do Ifal falando sobre projetos institucionais na área de gênero: