Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Graduações do Ifal recebem selo e evoluem em avaliação do Guia da Faculdade – Estadão

Cursos EaD foram o destaque entre os classificados

por Roberta Rocha publicado: 27/10/2021 13h43, última modificação: 27/10/2021 13h52

Oito cursos de graduação do Instituto Federal de Alagoas estão avaliados no Guia da Faculdade – Estadão, plataforma que classifica milhares de cursos superiores e faculdades do país. Na edição 2021, os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas e Letras – Português, todos na modalidade de educação a distância, avançaram no ranking, onde possuíam o status “sem estrela”, e receberam entre 3 e 4 estrelas. Já o curso de Sistemas de Informação do Campus Maceió evoluiu de 3 para 4 estrelas na avaliação atual.

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares para analisar a qualidade dos cursos em questão. Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar e, quando se cadastram, indicam os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. É necessário ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados no respectivo curso.

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuam como avaliadores, de forma voluntária. O trabalho consiste em dar notas de 1 a 5 aos cursos das suas áreas de formação, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Cada curso é avaliado por seis desses profissionais.

Se um curso não obtém o mínimo de quatro avaliações, ele é considerado "sem nota", ou seja, "sem estrelas". Foi o caso dos demais cursos de graduação do Ifal não listados na edição 2021.

O Guia da Faculdade é fruto de uma parceria entre o jornal Estadão e Quero Educação, uma startup da área educacional responsável pela montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Confira o quadro comparativo da evolução dos cursos do Ifal classificados:

Curso de Graduação

2021/2020

2020/2019

Administração Pública (Ead)

Engenharia Civil – Palmeira Dos Índios

Sistemas De Informação – Maceió

Ciências Biológicas (Ead)

Letras – Português (Ead)

S/ ESTRELA

Letras – Português (Maceió)

Matemática (Maceió)