Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores e lideranças estudantis debatem melhorias para o Ifal

Gestores e lideranças estudantis debatem melhorias para o Ifal

Uma das propostas foi a criação de um fórum de discussão para manter o diálogo
publicado: 29/08/2023 16h21, última modificação: 29/08/2023 19h00

Elaine Rodrigues e Jhonathan Pino

O protagonismo estudantil foi evidenciado nessa segunda-feira, 28, no primeiro encontro que reuniu gestores e lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Discentes representantes dos 16 campi da instituição puderam questionar e debater melhorias para o Ifal, diretamente com o reitor Carlos Guedes e pró-reitores da instituição. O evento foi realizado no Auditório Oscar Sátiro, no Campus Maceió.

Reitor Carlos Guedes e equipe da Proen falaram sobre Assistência EstudantilDe acordo com o reitor Carlos Guedes, atualmente o Ifal possui quase 25 mil estudantes. “O desafio é muito grande porque das 69 universidades, dos 41 institutos que existem no país, nós somos a única instituição que destina 70% das suas vagas a estudantes que são oriundos de escolas públicas. De dez estudantes que ingressam na nossa instituição, sete são de escolas públicas. Então, o desafio é muito maior, tanto do ponto de vista do ensino, quanto para manter auxílios de alimentação e dar conta do transporte”, explicou Carlos Guedes.

Representante da Fenet, Oliver SantosQuestões relacionadas à Assistência Estudantil, como os auxílios, além do transporte por conta de muitos estudantes que moram em municípios distantes da instituição foram os problemas mais citados pelos discentes. Oliver Santos, diretor de Ciência e Tecnologia da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), contou que há 12 grêmios ativos na instituição. Ele agradeceu a realização do encontro e ressaltou que outras reuniões como essa precisam ser realizadas para que a instituição possa avançar. “É muito importante a gente ter os grêmios estudantis porque do campus é a maior instituição e a mais representativa dos estudantes. Ela engloba uma pluralidade muito grande de representações”, destacou.

Encontro reuniu representantes dos 16 campi da insituiçãoEncontro reuniu representantes dos 16 campi da insituiçãoEncontro reuniu representantes dos 16 campi da insituição

Manutenção do diálogo

Encontro reuniu representantes dos 16 campi da insituiçãoAo fim do encontro, foi decidido que a instituição, por meio da Coordenação de Assistência Estudantil, vai tratar da criação de um fórum de discussão com a representação estudantil do Ifal para manter o diálogo e encontrar soluções conjuntas para os desafios enfrentados.

Também foi proposta a realização de uma reunião conjunta entre representantes estudantis com os diretores-gerais do Ifal, a fim de dialogar sobre a criação de um fórum que trate das necessidades dos discentes.

Encontro reuniu representantes dos 16 campi da insituiçãoOrganizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Políticas Estudantis, o evento também contou com a participação dos pró-reitores de Ensino, Cledilma Costa; de Administração, Heverton Lima; de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte; de Extensão, Gilberto Neto; e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira.

Atividades

O evento também contou com apresentações culturais do Projeto de Extensão Musicando, formado por alunos da unidade de São Miguel dos Campos, e pelos estudantes Vagner Silva e Flaudízio Andrade, do Campus Arapiraca, que participaram recitando poesia e contando histórias marcadas pelo humor sertanejo. No período da manhã, revezaram o palco o assistente de alunos do Campus Santana do Ipanema, Erivaldo Amâncio, e o deputado federal por Alagoas, Rafael Brito. Enquanto o primeiro abordou sua trajetória cheia de dificuldades que passou até chegar a ser um produtor de conteúdo digital, o parlamentar conversou com os alunos presentes sobre os problemas enfrentados pela população alagoana em período escolar. “Um encontro como esse é fundamental para que vocês possam construir um Ifal melhor para vocês e para quem virá adiante”, falou o deputado, sobre a importância do momento.

Rafael Brito respondeu questões feitas pelos estudantesErivaldo Amâncio buscou motivar os estudantes a enfrentar os desafiosApresentação cultural de estudantes de Arapiraca