Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores do Ifal articulam parcerias com secretarias estaduais de Meio Ambiente e Agricultura

publicado: 06/03/2023 16h35, última modificação: 07/03/2023 03h52

Por Jhonathan Pino e Bruno Andrade

Na última quinta-feira (2/03), uma comitiva de gestores do Instituto Federal de Alagoas foi recebida por secretários do Governo de Alagoas para a discussão de possíveis parcerias e realização conjunta de projetos no estado. Pela manhã, a visita foi à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para reunião com o secretário de estado Gino César. À tarde, o encontro foi com a gestora máxima da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Karla Dantas Lima e Silva.

Gestores do Ifal em encontro com equipe da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos HídricosNa reunião com a Semarh, estiveram presentes na comitiva do Ifal o reitor Carlos Guedes, a engenheira da coordenadora de Obras do Ifal, Gabriela Veiga, além dos diretores dos Campi Piranhas, Antônio Iatanilton, e de Santana do Ipanema, Gilberto Neto, que buscavam uma saída para a redução dos gastos com o consumo de água pelas unidades.

“Nosso campus tem o foco agrário, então temos muitas atividades de pesquisa e ensino que demandam grande quantidade de água. Apenas em janeiro, gastamos mais de R$ 35 mil com a conta de esgoto e água. Ao longo do ano vamos ter um custo de mais de R$ 400 mil, com um orçamento cada vez mais restrito”, reforçou Iatanilton.

O diretor de Piranhas estava acompanhado de outros professores que apresentaram a perfuração de poços artesianos como uma saída para o problema. “Particularmente eu sugiro a perfuração de um poço, para tentarmos encontrar água. Se conseguirmos um que tenha uma vazão que atenda o nosso consumo, isso seria mais prático e barato que fazer uma obra para o remanejamento de água de outra fonte para a unidade”, opinou Fabiano Prates.

O reitor lembrou que essa solução já foi utilizada pelo Ifal, em parceria com o Estado em outras duas unidades, nos campi Arapiraca e Santana do Ipanema. “Além de Piranhas seria necessário resolver a questão de Maragogi, que está com uma situação grave, quanto a isso”, reforçou Carlos Guedes.

O secretário afirmou que diante do problema, o Ifal é uma prioridade do Governo de Alagoas. “O governador Paulo Dantas já afirmou que as comunidades quilombolas e educação são as nossas prioridades. Eu quero ter o prazer de dizer ‘tudo que for possível, vamos atender ao Ifal’. Não é só uma cobrança do governador, mas é um prazer para mim, justamente por ter sido aluno dessa instituição, seguir o movimento estudantil e ter toda essa trajetória de identificação com a educação”, pontuou Gino.

Secretaria de Agricultura

Comitiva do Ifal participa de reunião com secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e AquiculturaPela tarde, a comitiva de gestores do Ifal apresentou projetos estratégicos para formulação de parcerias com a Segri. Na ocasião, a possibilidade de utilização de espaços e estruturas do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão pela comunidade do Ifal, particularmente a do Campus Piranhas.

O diretor geral do Ifal Piranhas, Antônio Iatanilton, destacou que hoje a unidade conta com um setor de produção com área limitada, local onde são realizadas aulas práticas, pesquisas, entre outras atividades. A eventual utilização de áreas e estruturas do Centro Xingó possibilitaria o desenvolvimento de novas pesquisas, projetos e ações que beneficiariam não só os alunos do Ifal, mas também os diversos municípios atendidos pelo Instituto.

Outra proposta de parceria foi apresentada pela pró-reitora de Extensão do Ifal, professora Elisabete Duarte de Oliveira. A gestora destacou a importância das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas que são desenvolvidas em diversos campi do Ifal. A fim de concentrar as iniciativas do Instituto na área da agricultura familiar, a Pró-Reitoria de Extensão desenvolveu o projeto AgroIFALagoas de apoio técnico-científico para o fortalecimento e consolidação das políticas públicas no estado.

“Nós temos um quadro de professores e profissionais muito qualificados que é bastante comprometido com a agricultura familiar. Não apenas realizamos atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas militamos verdadeiramente nessa área”, disse a professora Elisabete Duarte de Oliveira. “Uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, pode beneficiar diversas famílias de agricultores familiares em todo o Estado”, completou a gestora.

A secretária Karla Dantas destacou o importante papel do Ifal no estado de Alagoas, por meio da oferta de educação de qualidade de seus cursos, projetos e ações. A gestora se comprometeu em trabalhar para viabilizar as demandas apresentadas pelo Ifal.

“Temos todo o interesse em caminhar junto com o Ifal, em desenvolver projetos ações conjuntas em todo o Estado. Para nós é muito importante contar com o apoio técnico e científico do Instituto, pois pode nos ajudar a compreender melhor e avaliar diversas iniciativas que desenvolvemos”, comentou Karla Dantas.

No encontro com a Seagri, participaram o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte, os diretores dos campi Piranhas, Santana do Ipanema e Satuba - Valdemir Chaves Filho -, além de docentes e gestores de diversas unidades do Ifal.