Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores do Ifal participam de Encontro sobre Transparência e Indicadores em Brasília

Evento acontece nos dias 8 e 9 de maio
por Adriana Thiara publicado: 08/05/2024 11h49, última modificação: 09/05/2024 09h21

Um grupo formado por 10 servidoras/es do Ifal participam do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de EPCT. Entre os dias 8 e 9 de maio, o evento reúne pesquisadores, profissionais da educação, cientistas de dados e gestores públicos para discutir práticas inovadoras em governança de dados, infraestrutura tecnológica, segurança da informação, ética e privacidade na Educação Profissional e Tecnológica.

O encontro é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR/Setec) e visa promover a transparência, a participação ativa da comunidade educacional e o uso estratégico de indicadores para o Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional Científica e Tecnológica.

Na cerimônia de abertura, foram lançados os dados atualizados da Plataforma Nilo Peçanha. "Validação, em forma de números, de uma curadora de dados acessíveis a sociedade", comemorou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), Marcelo Bregagnoli.

O gestor do Mec pontuou que destacar os parâmetros, discutir indicações e transparência são essenciais à rede. "A comunidade escolar precisa sentir o impacto desta política e dos dados. Contamos com o apoio das lideranças da Rede. A transparência de dados é esteio e balizamento da governança, para não ficarmos no mundo dos achismos".

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua Monteiro, o debate aprofunda e trata com assertividade os próximos passos da gestão e auxiliam na construção de diretrizes da Rede Federal.Carolina Duarte, Pró-reitora de Desenvolvimento, integrou comitiva do Ifal no evento.jpg

Participação do Ifal

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, conhecer e adotar os indicadores, eleva a qualidade e alcance das instituições, visando o aprimoramento da governança da Rede Federal. Além dele, representam a instituição alagoana, no evento, Carolina Duarte, Pró-reitora de Desenvolvimento, Altamir Secco, Procurador Institucional, Wellington Spencer, Assessor executivo, Fábio Ribeiro, Diretor de Planejamento Institucional, além dos diretores gerais Givaldo Oliveira (Maceió), Talita Gomes (São Miguel dos Campos), Roberto Fernandes (Palmeira dos Índios), Augusto César Oliveira (Arapiraca) e Magno Abreu (Batalha).