Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestoras/es do Ifal aprovam Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
conteúdo

Notícias

Gestoras/es do Ifal aprovam Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação

Documento contempla o protocolo e fluxo para combater os casos que se apresentarem
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 28/01/2025 16h35, última modificação: 29/01/2025 10h42

O Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta terça-feira (28), de forma híbrida, reunião extraordinária para apresentação e aprovação Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Ifal para gestoras/es dos campi. O documento foi aprovado na íntegra pelas/os presentes.

O plano do Ifal é baseado no documento de mesmo nome que tem como objetivo combater quaisquer violências decorrentes no ambiente de trabalho e com isso oferecer um local seguro e em condições salubres para servidoras/s, terceirizadas/os, além de discentes e a comunidade externa com a qual o ifal se relaciona

De acordo com Fabíola Assumpção, secretária de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC), o plano do Ifal cria o protocolo institucional local para enfrentar o assédio e a discriminação, mas também um fluxo que as vítimas possam ser acolhidas e orientadas visando mitigar o trauma causado pela violência sofrida.

Ainda segundo a secretaria, o Ifal vinha promovendo as ações de combate e enfrentamento, mas agora os esforços estão incluídos no plano visando tratar quaisquer violência ou discriminação. “A maior parte das pessoas que sofrem esse tipo de agressão tem sua vida profissional toda impactada e precisam de apoio. O Ifal apresenta um plano que possui uma rede de acolhimento e as condutas que devem ser tidas nos casos que forem identificados".

O diretor geral do campus Batalha, Magno Abreu, ponderou que os casos de assédio e discriminação atingem não somente à/aos servidoras/es em funções de lideranças, mas também ocorrem de forma horizontal, como de servidor-servidor. Já o diretor geral do campus Marechal Deodoro, Eder Souza, pontuou que tendo o documento posto, sejam realizadas as formações.

Segundo Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino, o plano é um passo importante nas estratégias de prevenção. Ela destacou os processos formativos como uma das principais etapas desta implementação.

O encontro realizado com as/os gestoras/es foi para validar o plano e no cronograma de atividades de implementação está a realização de formações, a primeira delas será a DGP mais perto sobre o tema já em fevereiro deste ano.

Enfrentamento

O Plano Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal foi o resultado debates e reuniões do Grupo de Trabalho Interministerial criado em 2023, composto por 10 ministérios e coordenado pelo MGI. O Plano Nacional é a referência para os planos setoriais que devem conter ações de sensibilização, formação e responsabilização, bem como ações de estímulo e aprimoramento da gestão e da governança em todos os espaços e relações de trabalho.